Preço do pão poderá subir nos próximos dias no CE

O preço do pão poderá subir, nos próximos dias, no Ceará.

Isso porque biscoitos e massas de um importante moinho do Estado tiveram aumento de 6% esta semana. “E a farinha de trigo também apresentou uma elevação de 10% este mês”, informou o presidente do Sindicato de Massas do Ceará, Eugênio Pontes.

Com relação ao aumento do preço do pão, ele afirmou que ficará por conta dos donos de padarias, se repassam ou não, esse reajuste. Já no que diz respeito ao abastecimento de trigo, ele prevê que a importação, este ano, será da ordem de 2,5 milhões de toneladas, devendo ser oriundas do Canadá e dos Estados Unidos.

Se isso for confirmado, Eugênio assegura que o preço do trigo terá novo aumento, justificando que os dois países são distantes e, por isso, o frete será mais caro. “Esse problema deve acontecer porque o governo da Argentina restringiu muito as exportações do grão, o que já está prejudicando o Brasil”, destacou.

Por conta disso, o Brasil precisa importar trigo de países fora do Mercosul, provocando aumento de custos. “O Brasil consome, por ano, entre 10,5 e 11 milhões de toneladas de trigo. A produção é de cinco milhões de toneladas, sendo que dois milhões não servem para moagem”, completou Eugênio Pontes.