Santa Quitéria Começa amanhã, às 20h, a Feira do Comércio e Indústria de Santa Quitéria (Fecoisq). O evento já está em sua quarta edição e reúne os diversos representantes dos dois setores priorizados no evento, empresas do município e da região. A expectativa é de atrair um público de 50 mil pessoas. A realização é da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Quitéria e Sebrae regional de Crateús. Tem apoio da Prefeitura Municipal e Governos do Estado e Federal, além do Banco do Nordeste do Brasil e Sincopeças.
Os desfiles de moda organizados pelas empresas de confecções da região, como a Lamanda, estão entre os destaques da programação da feira que promete mobilizar o público empresarial e consumidor dos municípios da Zona Norte
De acordo com o presidente da CDL de Santa Quitéria, Marcelo Magalhães, a feira tem como objetivo reunir o que de melhor há no comércio, indústria e prestação de serviço da região, buscando maior interação entre empresa e cliente e proporcionando maior organização dos setores. "A ideia é contribuir para a modernização, gerar oportunidades de trabalho e melhoria na qualidade de vida".
Segundo os dados da organização, a estimativa é de que esta edição do evento, além de reunir o público de 50 mil pessoas nos quatro dias de feira, poderá movimentar um volume de negócios de R$ 150 mil. São 60 empresas participantes, com geração de cerca de 250 empregos diretos e indiretos.
Serão 84 estandes de serviços, além da Casa do Artesanato, segundo ressalta o presidente. "O Sebrae tem um trabalho muito presente com os artesãos da região e também concentra uma grande importância econômica", afirma.
Outro ponto de destaque é o ciclo de palestras. Com a presença do Consórcio Santa Quitéria de Indústrias Nucleares do Brasil(IBN)/ Galvani, haverá palestra sobre a extração de urânio e fosfato na região.
A entrada do evento é um quilo de alimento não perecível. O público portador de uma pulseira terá acesso ao espaço. Os alimentos arrecadados serão enviados para as vítimas da seca.
As empresas participantes realizarão desfiles e haverá oficinas de capacitação, atividades culturais e artísticas, shows com atrações regionais e nacionais, e o Espaço da Beleza e Saúde, reservado para academias, salões e clínicas apresentarem produtos e serviços.
Os desfiles de moda objetivam a valorização das confecções e acessórios artesanais, bem como o segmento de lingerie masculina e feminina.
Para Marcelo, mesmo atuando como vitrine, o evento é ainda o momento em que os participantes e expositores poderão mostrar seus produtos e serviços aos visitantes e empresários, aumentando assim, a expectativa de vendas entre comerciantes. O público alvo do evento são comerciantes, investidores, estudantes, técnicos e industriais.
O presidente da CDL espera que a Fecoisq se consolide como polo de investimentos da Zona Norte do Ceará, além da criação de oportunidades para que empresas locais exponham produtos e serviços. Tudo isto gera trabalho, renda e oportunidades de negócios entre empresários da região. "Na ocasião, buscamos apresentar grandes novidades e tecnologias de ponta em produtos e serviços nas áreas de confecção, calçados e granitos, motivando o público consumidor a prestigiar o comércio regional e fortalecer assim a nossa economia", destaca ele.
Entre os demais objetivos do evento estão a apresentação de novas tecnologias no setor de automação comercial; atração de novos empresários da indústria e comércio, gerando maior integração entre os setores; e fortalecimento do comércio e a indústria local, expandindo e divulgando as empresas no mercado regional. Além disso, busca a promoção da integração entre as instituições parceiras do evento e garantir espaço para promover a negociação, o debate, a integração e a capacitação dos setores envolvidos no segmento da indústria e comércio.
Capacitação
Segundo a assessoria da CDL, no evento se buscará a capacitação e atualização do pequeno e micro produtor e comerciante sobre a nova lei do empreendedor individual e discutir e viabilizar ações voltadas para o fomento e o aumento das exportações de produtos pecuários.
Santa Quitéria representa hoje 2,58% do território cearense, sendo o maior município do Estado em extensão, ocupando um a área de 4.251 quilômetros quadrados. A cidade conta com 21 indústrias, divididas nos setores de confecção, calçados e exploração do granito. Com uma reserva de 10 milhões de metros cúbicos, a mina Asa Branca é a única no Brasil e a maior de granito branco do mundo, com uma produção média de 1.000m³/mês de granito em blocos, que abastece as principais indústrias de beneficiamento do País, como também exporta para os mercados europeu e asiático.
Mais informações
Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Quitéria (CDL)
Rua Gal. Maximiano Linhares, 11 Zona Norte
Telefone: (88) 3628.2341
JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA
Comentários