EM ARACATI
A Furnas anunciou que venderá sua participação no Complexo Eólico Aracati, composto por cinco parques, a serem instalados no município cearense e que deverão fornecer energia eólica a partir de janeiro de 2016. A empresa abriu concorrência para a compra de 49% de suas ações no empreendimento, em certame que ocorrerá no dia 8 de agosto. O valor mínimo a ser ofertado para pagamento, à vista, é de R$ 50,42 milhões.
A Alupar, empresa que possui os outros 51% de participação acionária no complexo, terá preferência na aquisição das participações societárias. Conforme o acordo de acionistas de transição, ela deverá, obrigatoriamente, se habilitar e qualificar para o certame, além de apresentar proposta econômica no mínimo equivalente ao volume mínimo. A escolha na concorrência será dada a partir da melhor proposição oferecida. O valor mínimo por ação é de R$ 1,49 e o certame as oferece como um "bloco único e indivisível".
"Embora se tratem de cinco sociedades distintas, as centrais eólicas formam um conjunto indissociável, por suas características materiais. O compartilhamento de estruturas, como subestações coletoras e instalações de transmissão, já foi previsto em estudos realizados pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com o fim de minimizar o custo total dos investimentos, possibilitando, a um só tempo, o barateamento da energia gerada e a atratividade do negócio", explica a Furnas, no edital de alienação.
Leilão A-5
Os parques do Complexo Eólico Aracati fizeram parte do Leilão 007/2011 de geração A-5, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Para participar do leilão como vendedoras de energia, Furnas e Alupar reuniram-se em consórcio e tiveram êxito em dez lotes, entre os quais estão os cinco do referido complexo.
Outorgas
De acordo com a Furnas, as Outorgas de Autorização para os empreendimentos já foram formalizadas pela Aneel e as centrais eólicas estão em fase de construção. Conforme dados da Aneel, as cinco usinas estão no grupo de 43 projetos eólicos no Estado com outorga.
Estão à venda participações nos parques eólicos Goiabeira, com potência de 19,2 megawatts (MW), Ubatuba, de 12,6 MW, Santa Catarina, de 16 MW, Pitombeira, de 27 MW, e Horizonte, de 14,4 MW. Ao todo, o complexo terá potência instalada de 89,2 MW.
Os documentos necessários à participação no certame serão recebidos entre 9h e 12h do dia 4 de agosto pela Comissão de Licitação na BM&F Bovespa. A sessão da alienação se dará por meio de sistema eletrônico da BM&FBovespa.
Sérgio de Sousa
Repórter




Comentários