SERTÃO CENTRAL
Canindé. O município, considerado a cidade da fé, será palco do 2º Congresso Franciscano de Evangelização e Missão da América Latina e Caribe da Ordem dos Frades Menores. O evento, que começa hoje e se estenderá até dia 27, é considerado um dos maiores encontros franciscanos do mundo, reunindo frades da America Latina e Caribe.
De acordo com Danilo Guimarães, organizador de logística do Congresso, já estão confirmados participantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Haiti, México, Paraguai, Peru, República Dominicana, Venezuela e Turquia.
"Serão 150 frades, que durante sete dias irão discutir diversos assuntos relacionados às suas províncias", explica Danilo. Segundo lembrou, o primeiro Congresso foi realizado na cidade de Córdoba na Argentina de 14 a 19 de abril de 2008.
O evento é coordenado pelo secretariado Interprovincial de Evangelização e Missão, da Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil, localizado no Centro de Treinamento da Província de Santo Antônio do Brasil, Paróquia de São Francisco em Canindé. Presentes ao encontro religioso, o presidente da União das Conferências Latino Americanas dos Frades Menores, frei João Inácio Muller e do secretário Geral de Evangelização, frei Arturo Rios Lara da Cúria Romana, natural do México.
Zoológico
A programação consta de vários momentos, entre eles uma oração no Zoológico de São Francisco e em seguida uma campanha para plantio de árvores nativas desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente de Canindé.
"A secretaria, em parceria com a organização do congresso, irá plantar 13 árvores que irão simbolizar cada país presente em Canindé a partir de hoje", salientou o secretário João Paulo Paulino. A solenidade acontecerá no dia 25, às 8h, na Praça do Romeiro. Amanhã, serão abertos oficialmente os trabalhos com uma missa às 7h na basílica de São Francisco, presidida pelo frei Nestor Inácio Schwers.
Para recepcionar os participantes do maior evento franciscano, alunos do Colégio Menino Jesus farão apresentação com danças regionais na Casa Paroquial. Os Frades Menores chegam Canindé, justamente quando a Basílica completa 98 anos de fundação.
Ao mesmo tempo, a paróquia comemora 196 anos de evangelização, o Painel de São Francisco, símbolo das romarias franciscanas, completa 123 anos e o sineiro Getúlio Coles 69 anos de atividades religiosas tocando a alma dos visitantes do Santuário. Durante sete dias, os frades irão discutir diversos assuntos ligados à evangelização e à missão da América Latina e Caribe, inclusive a Carta de Córdoba, preparada no primeiro Congresso. Um fato que chama atenção é a presença de frades da Argentina que já estão na cidade. Fray Daniel e Emilio Escayola da Província de Salta, antes alunos do papa Francisco e que dizem estar na cidade pela primeira vez. "É uma cidade maravilhosa, de muitos atrativos, estou muito contente em participar desse grande encontro em Canindé", disse Fray Daniel.
Na opinião do secretário Nacional de Evangelização, frei Jean de Sousa, o santuário terá uma semana de muito trabalho. A comunidade franciscana está pronta para o evento e todos os detalhes já foram checados para o bom andamento do congresso congregação religiosa.
O prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, afirma estar alegre pela cidade sediar um evento de tamanha proporção religiosa. "Estamos de braços abertos para recebermos os nossos irmãos franciscanos", afirmou.
Canindé é conhecida pela comunidade católica de todo o mundo por abrigar o maior santuário franciscano da América Latina e realizar a segunda maior romaria em homenagem a São Francisco.
Mais informações:
Santuário de São Francisco das Chagas
Convento de Santo Antônio
Praça Frei Aurélio
Telefone: (85) 3343- 0017
ANTÔNIO CARLOS ALVES
COLABORADOR
Comentários