Fundação prevê 45% de chances de chuva abaixo do normal no Ceará
Choveu em 146 municípios nesta sexta (19).
Do G1 Ceará
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) manteve a previsão de maior probabilidade de chuvas abaixo do normal para os meses de maio, junho e julho no estado. Em reunião mensal realizada em Maceió, condições atmosféricas e oceânicas apontaram uma probabilidade de 45% para as chuvas ficarem abaixo do normal, 40% em torno do normal e 15% de chances de precipitações acima do normal no período no Ceará.
A quadra chuvosa no Estado está chegando no último mês e, segundo a instituição, as chuvas estão 60% abaixo do normal. Em 22 de março, a Funceme admitiu probabilidade de condições atmosféricas e oceânicas desfavoráveis às precipitações no Estado, com a persistência de uma maior probabilidade de chuvas abaixo da normal até o fim de maio. "Estamos numa situação de estiagem e, infelizmente, as previsões são de manutenção desse quadro", explica Meiry Sakamoto, gerente do Núcleo de Meteorologia da Funceme.
Previsão do Tempo
Desde a última quarta-feira (17), a elevada umidade relativa do ar e a influência de uma Zona de Convergência de Umidade sobre o Nordeste vem causando chuvas no Estado. De acorco com informações da Funceme, nesta sexta (19), foram registradas precipitações em 146 municípios do Ceará. Os maiores índices foram registrados em Hidrolândia (80 milímetros), Quiterianópolis (72 milímetros) e em Parambu (68 milímetros). Em Fortaleza, choveu 14 milímetros.
Comentários