População resgata baleia encalhada no litoral de Fortaleza

Biólogos alertam que resgate não deve ser feito sem orientação.

Do G1 CE

Uma baleia encalhou na Barra do Ceará, em Fortaleza, e foi resgatada pela população na terça-feira (19). A baleia da espécie cachalote anão tem cerca de 25 anos e 250 quilos, segundo biólogos, e apresentava sinais de desorientação e arranhões superficiais quando foi encontrada na praia.

"Eu avistei alguma coisa, mas não sabia o que era, de repente vi que era uma baleia nova, pequena", diz pescador Alexandre Silva, a primeira pessoa a avistar o animal encalhado, na tarde de terça-feira. "Ela estava fraca, tentava voltar para o mar, mas as ondas rebolavam ela para fora", completa.

Um grupo de biólogos foi ao local para tentar resgatar o animal para fora do mar. Ela iria receber tratamento em local adequado, e 15 dias depois seria devolvida ao mar. Antes da chegada dos biólogos, a população já havia devolvido o animal ao mar.

Segundo especialistas, a população deve evitar resgate de animais sem consultar um biólogo. O animal debilitado de volta ao mar pode morrer por cansaço sem um resgate adequado.

Técnicos monitoram o litoral de Caucaia, cidade vizinha a Fortaleza, para evitar que o animal volte a encalhar. "Se por acaso encontrar o bicho, evitar o contato direto. A gente tem um plantão 24 horas para atender a essas demandas", alerta o biólogo Antônio Carlos Amâncio. O contato para o resgate pode ser feito pelo celular (85) 9675-0665.