Unilab realiza Semana de Agricultura em Redenção
Fortaleza. Melhores práticas agrícolas aqui e em qualquer lugar do mundo são discutidas nesta semana no município de Redenção, reunindo agricultores locais e estudantes brasileiros, africanos e asiáticos.
Alunos da Unilab visitam fazenda que será laboratório para pesquisa e experimentação de práticas agrícolas modernas e sustentáveis. O conhecimento prático será transmitido para agricultores do Maciço de Baturité
A III Semana de Agricultura da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab) oferece 16 minicursos com orientações desde sistemas alternativos de irrigação à criação sustentável de galinhas caipiras.
Os alunos do curso de agronomia da Unilab, sua maioria estrangeiros, quando voltarem ao país de origem aplicarão conhecimento em suas comunidades, sendo o mesmo conhecimento que é dado hoje à agricultora Célia Santiago Sousa, do município de Barreiras, participante da Semana de Agricultura.
"A gente vem ver a melhora que vem para o o campo. Receber orientação é muito importante, pois se a situação já está difícil, fica pior se não fazermos da maneira correta", afirma a cultivadora de feijão, milho e macaxeira. Com a ajuda dos filhos (um dos quais aluno da Unilab), a família também faz aproveitamento do caju.
"O nosso curso de agronomia é voltado para a estrutura familiar, fazer uma agricultura com base mais sustentável. Para a gente isso é princípio, não apenas o foco de uma atividade como a desta semana", afirma o professor Rodrigo Aleixo, coordenador de desenvolvimento rural da Unilab.
Sustentabilidade
O conceito de sustentabilidade é construído de forma interlocutora: de professor para aluno e vice-versa. Jovens de países como Angola, Moçambique e Timor Leste trazem de lá a informação sobre como se dá o manejo agrícola. "Essa diferença (entre prática tradicional e o conhecimento atual) é quase como um motor para melhorar a formação do aluno. É o que chamamos de agricultura comparada. Buscar saber como o manejo é diferente é o conhecimento sendo estimulado", afirma Rodrigo Aleixo.
Há boas perspectivas para o desenvolvimento de mais aulas práticas no curso de agronomia. A Unilab adquiriu uma fazenda no município de Redenção, que será celeiro de pesquisas e vivências dos alunos em campo. Após a atual fase de licitação, serão instalados os equipamentos para a fazenda-escola no mesmo lugar em que antigamente se praticava a agricultura de forma menos sustentável.
O secretário de Agricultura de Redenção, Paulo Marcelo, defende o trabalho de extensão da Unilab como potencializadora dos trabalhos no campo.
Assessoria
"Estamos fazendo parceria com o curso de agronomia. Os alunos em fim de curso participarão de práticas agrícolas como assessoria à secretaria municipal. Vão levar ao campo e, principalmente, às associações de agricultores familiares as técnicas que eles aprenderam aqui", explica.
A Semana de Agricultura teve início ontem com palestra da médica e professora Raquel Rigotto, da Universidade Federal do Ceará (UFC), falando sobre uso e abuso de agrotóxicos. Seguiram oficinas sobre produção de hortaliças e também sobre máquinas agroecológicas. Entre hoje e amanhã haverá 13 oficinas, trazendo discussões sobre projetos de irrigação voltados para a agricultura familiar, plantas medicinais, manejo de abelhas, agricultura orgânica e fitorerapia.
MAIS INFORMAÇÕES
III Semana de Agricultura da Unilab
Município de Redenção
Telefone: (85) 3332-1330
http://www.unilab.edu.br/
MELQUÍADES JÚNIOR
REPÓRTER
Comentários