Elmano visita área de apreensão de maconha após denúncia de falha em operação: 'Polícia não sai enquanto não destruir toda plantação'
Policiais responsáveis pela preservação do local onde foram encontrados cerca de 290 mil pés de maconha serão investigados pela CGD.
Por Redação g1 CE - 29/06/2026
• O governador Elmano de Freitas (PT) visitou uma área de apreensão de maconha após denúncia de falha na operação policial.
• A megaoperação realizada na quinta-feira (25) localizou acampamentos recentes e 290 mil pés de maconha em Acopiara (CE).
• O deputado federal André Fernandes (PL) visitou o local denunciou que, após a operação, os policiais deixaram o local ainda com a droga e provas, sem recolhê-las.
• A Polícia Civil chegou a divulgar imagens da destruição e incineração de parte da plantação. No entanto, a maior parte do material ainda permaneceu intacta no sítio.
• A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará disse investigar uma "falha nos procedimentos na custódia".
Elmano visita área de apreensão de maconha após denúncia de falha em operação em Acopiara
O governador Elmano de Freitas (PT) foi até a fazenda onde foi encontrada uma plantação com cerca de 290 mil pés de maconha, durante uma operação realizada na última quinta-feira (25), em Acopiara, no interior do Ceará. A visita, realizada nesta segunda-feira (29), ocorre após denúncias de que, após a operação, a polícia teria abandonado a área e deixado droga sem vigilância. Conforme Elmano, a Polícia Civil vai permanecer no local até destruir toda plantação.
"Está sendo destruído e a Polícia Civil não sai daqui enquanto não destruir toda essa plantação", afirmou o governador.
"Houve uma denúncia e, no meu entender, a denúncia é muito grave de que aqui teria havido negligência para que o crime pudesse atuar e até levar algum bem daqui. Nós vamos apurar absolutamente tudo. Nós não vamos passar a mão na cabeça de ninguém", complementou Elmano.
Elmano visitou a área com o secretário de Segurança Pública do Ceará, Roberto Sá; o delegado-geral de Polícia Civil, Márcio Gutierrez; o comandante-geral da Polícia Militar, Sinval Sampaio; e o prefeito de Acopiara, Francisco Vilmar Félix (PSB).
A denúncia de que a área havia sido deixada sem custódia, ainda com a droga e outras provas, foi feita no sábado (27) pelo deputado federal André Fernandes (PL). André visitou o local e mostrou que a maior parte da plantação seguia no local, bem como parte da droga já colhida.
Acampamento no Ceará continha toneladas de maconha e estrutura de trabalho
Na residência do sítio foram deixados materiais como celular e cadernos de anotações, que deveriam ter sido recolhidos como provas. A Polícia Civil chegou a divulgar um vídeo da plantação de maconha sendo derrubada por tratores e incinerada no próprio local.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) informou que vai investigar a denúncia de "falha nos procedimentos na custódia". A pasta quer saber o motivo da droga ter sido mantida na área com os pés de maconha ainda plantados, sem segurança para preservar o local.
Ainda conforme a nota da secretaria, "toda e qualquer falha de procedimento será apurada e os responsáveis serão devidamente identificados e punidos dentro da lei".
Conduta de policiais será investigada
A Controladoria Geral de Disciplina do Ceará (CGD) - órgão responsável por apurar e investigar desvios de conduta de agentes de segurança pública - também abriu uma investigação, a pedido do governador Elmano de Freitas, para apurar a conduta dos policiais responsáveis pela preservação do sítio onde a plantação de maconha estava sendo cultivada.
"A Controladoria Geral de Disciplina do Ceará (CGD) informa que, por determinação do governador Elmano de Freitas, instaurou imediatamente procedimento disciplinar para apurar a conduta dos policiais responsáveis pela preservação do local onde foram encontrados 290 mil pés de maconha, em um sítio no município de Acopiara", disse o órgão.
Por meio de nota, o Ministério Público do Ceará (MPCE) informou que acompanha as investigações por meio do Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (Gaesp) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), "que atuam de forma integrada para assegurar a devida apuração dos fatos".
Na manhã desta segunda-feira (29), André Fernandes informou que protocolou a denúncia sobre a plantação de maconha na Polícia Federal. Ao ser procurada pelo g1, a PF informou que "não comenta investigação em andamento".
Polícia Civil chegou a divulgar um vídeo de parte da plantação de maconha sendo derrubada por um trator e incinerada. — Foto: Polícia Civil/ Divulgação
Cinco toneladas de maconha são apreendias no Ceará. — Foto: Divulgação/SSPDS
O material foi encontrado em um sítio na cidade de Acopiara. — Foto: Divulgação/SSPDS
Governador pede depoimento de deputado
O governador Elmano de Freitas questionou as falas do deputado federal André Fernandes no vídeo publicado nas redes sociais, no qual o parlamentar indagou o porquê da droga ter sido abandonada no local, sugerindo que a operação foi interrompida.
"Quem foi que interferiu nessa megaoperação? Quem foi que deu a ordem para que os policiais que estavam aqui simplesmente fossem embora? Que ligação poderosa foi essa que alguém do alto escalão recebeu para fingir que nada disso aconteceu?", perguntou André.
Em resposta, Elmano afirmou que o deputado deveria prestar depoimento à Polícia para apresentar o nome do suposto indivíduo que interferiu na operação.
"Quero pedir ao deputado André Fernandes que ele tenha a honra de poder em depoimento dizer que autoridade teria ligado para suspender o trabalho da Polícia Civil aqui", disse Elmano. "Nós vamos apurar tudo e queremos a colaboração do deputado André Fernandes, daqueles que lhe deram informação, para que a gente possa ter tudo absolutamente esclarecido".
O g1 procurou o deputado, por meio de sua assessoria, para comentar o pedido do governador. A reportagem será atualizada quando houver resposta.
A ação que levou a descoberta do acampamento onde a droga estava foi coordenada pelo Departamento de Polícia Civil do Interior Sul (DPJI Sul), pela 4ª Seccional do Interior Sul (Iguatu) e pela Delegacia de Polícia Civil de Acopiara.
Na ocasião, os agentes localizaram cerca de 160 mil pés de maconha em fase de cultivo e outros 130 mil pés já colhidos, totalizando uma estimativa de 290 mil pés da droga, com cerca de 5 toneladas do entorpecente.
Além disso, os policiais encontraram acampamentos usados pelos suspeitos, que fugiram com a chegada dos policiais. Em um dos pontos, os agentes acharam até feijão cozinhando em uma panela, o que indicava que a saída dos criminosos era recente.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2026/06/29/elmano-visita-area-de-apreensao-de-maconha-apos-denuncia-de-falha-em-operacao-policia-nao-sai-enquanto-nao-destruir-toda-plantacao.ghtml





Comentários