Controladoria apura 6.628 denúncias contra policiais no Ceará

Controladoria informou já ter concluído 1.773 processos.

A Controladoria Geral de Disciplina investiga 6.628 denúncias contra a conduta de policiais civis, militares, de bombeiros e de peritos. Segundo o órgão, criado há um ano, 4.095 casos são contra policiais militares e 2.533 são contra policiais civis. A maioria das denúncias são por abuso de autoridade e lesão corporal.

“Temos também uma delegacia de assuntos internos que apura a parte criminal desses fatos que envolvem servidores públicos. Realmente, é difícil. Mas, se ninguém fizer, não vamos poder melhor os serviços”, destacou o controlador geral de disciplina, Servilho Silva de Paiva.

Neste primeiro ano, a controladoria informou já ter concluído 1.773 processos. Deste total, foram ocasionadas 26 demissões e 44 suspensões. Desde o primeiro dia de atuação do órgão, foram instaurados 1.733 novos casos e outros 5.266 foram herdados da antiga Corregedoria Geral dos Órgãos de Segurança.

Apesar dos números, a população ainda acredita que a presença da polícia é fundamental em todas as áreas da cidade. “A presença do policial, em qualquer lugar que seja, inibe a ação do marginal. Por menos que ele esteja fazendo, só a presença dele já inibe”, afirma o professor João Airton que costuma fazer caminhadas em pontos turísticos de Fortaleza.

De acordo com a controladoria, quem desejar fazer uma denúncia pode procurar o órgão pessoalmente ou ligar pelo número 155. O denunciante deve apresentar dados básicos, como local, hora, data, identificação da viatura (placa ou numeração) e testemunhas. O órgão garante a segurança da testemunha com o serviço de proteção.