CARIRI Desfile cívico marca os 250 anos do Crato

Crato. Cerca de 5 mil pessoas, segundo cálculos da Polícia Militar, acompanharam o desfile cívico realizado no último sábado, em comemoração aos 250 anos de emancipação político-administrativa deste município. Alunos de escolas da rede pública municipal, professores, grupos folclóricos e de tradição da cultura popular regional, representantes dos diversos programas sociais desenvolvidos no município, soldados do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além de funcionários das secretarias que formam a administração local, estiveram perfilados em homenagem à data.

Diferentemente de anos passados, o desfile cívico que marcou o aniversário de Crato foi realizado no período noturno. O evento foi aberto por carros do Corpo de Bombeiros, iniciando o percurso por volta das 18 horas. Na área da concentração, localizada no Largo da Rffsa, a movimentação de curiosos era intensa. Na Praça da Sé, onde aconteceu o encerramento do desfile, o número de pessoas presentes também era grande. Durante todo o dia do aniversário, foram desenvolvidas atividades em comemoração à data. Pela manhã, fiéis lotaram á área próxima à estátua de Nossa Senhora de Fátima para participarem da solenidade de inauguração do oratório em louvor à santa.

Celebração

Antes da entrega do novo local de oração, houve celebração presidida pelo bispo diocesano de Crato, Dom Fernando Panico, auxiliado por padres e religiosos da Diocese. O prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, compareceu à solenidade ao lado do vice-governador do Ceará, Domingos Filho.

Deputados estaduais e federais, além de prefeitos de cidades vizinhas também estiveram presentes à inauguração do oratório. Jogos e atividades esportivas também marcaram as comemorações em torno do aniversário de 250 anos do Crato. A prova ciclística 21 de Junho atraiu bom número de competidores.

O atleta Elionai de Souza, representante da cidade de Fortaleza, venceu a prova na categoria Elite, enquanto que a modalidade feminina foi vencida pela atleta Yuana Hanna, natural de Crato. Também foram disputados jogos de futebol de campo e futebol de salão. Um bolo confeccionado com a idade e o nome do município foi cortado diante da Igreja Matriz

Roberto Crispim
Colaborador