Motoristas e cobradores revelam medo após sequência de assaltos

Os recentes assaltos a ônibus na Região do Cariri têm amedrontado Motoristas e principalmente cobradores que se sentem inseguros. No último sábado (8) três menores de 16, 13 e 10 anos levaram a quantia de R$ 145 reais além de moedas e celulares de passageiros em curta viagem de Juazeiro do Norte até Barbalha. Preocupados com a situação, os profissionais cobram por mais seguraça.

“É um negócio que tá meio complicado. É uma questão da própria segurança da polícia que praticamente não existe e aqui [no terminal rodoviário] era para ter dois ou três policiais”, afirmou o motorista Flávio que há sete anos trabalha na região.

Ele lembra que o perigo maior fica direcionado na grande maioria das vezes ao cobrador de passagens já que ele está na posse destas e na linha de frente como alvo principal dos bandidos. Flávio cobrou mais segurança no terminal da empresa que fica localizado próximo à Praça Padre Cícero:

“Do ano passado para cá tem aumentado bastante e não tem horário certo não. É de manhã, de tarde, de noite. Eles não estão respeitando nem temendo mais”, finalizou.

Por volta das 22h40 do primeiro dia deste ano, um cobrador da Via Metro que preferiu não ser identificado temente represálias, teve o dinheiro das passagens além do seu celular levados em assalto, o qual ele descreve:

“Eu apenas perguntei se ele ia passar na catraca e ele disse: ‘porque, é obrigado?’ e logo mandou eu ficar caladinho, anunciou o assalto e já foi pedindo o dinheiro. Acho que ele estava drogado porque falou bem agressivo assim e levou o que tinha que eram quinze reais e o meu celular”, afirmou. “Me senti inseguro”, completou.

O motorista Nildo que também teve o ônibus que conduzia assaltado, falou das orientações que recebem na busca de evitar assaltos: “Se a gente suspeitar a gente realmente não para, principalmente se for a noite. O problema é que hoje a gente não conhece mais ninguém nesse mundo”.

Robson Roque