Parque Nacional recebe 33,6 mil visitantes no feriado de Páscoa
Argentinos foram maioria entre os turistas que passaram pela unidade.
Fabiula WurmeisterDo G1 PR, em Foz do Iguaçu
Um levantamento feito pelo Parque Nacional do Iguaçu (PNI) mostrou que quase metade dos 33.679 visitantes no feriado de Páscoa era de argentinos. A ‘invasão’ dos vizinhos à reserva fez com que o número de turistas nos três dias atingisse a maior marca do período desde 2011. De acordo com a direção da unidade de conservação, desde a Sexta-Feira Santa (29) até o domingo (31) passaram pelos portões 14.509 argentinos, 14.100 brasileiros, 1.788 paraguaios e 359 uruguaios.
O movimento foi grande também do lado argentino da reserva que fica na fronteira entre os dois países. O Parque Nacional Iguazú registrou 38.022 ingressos. Do lado brasileiro, a unidade bateu o recorde de visitação do ano na sexta, quando 13.994 pessoas entraram na unidade para ver as Cataratas do Iguaçu, uma das recém-eleitas 7 Novas Maravilhas da Natureza pela suíça New Seven Wonders.
Repetindo a boa movimentação alavancada pelos argentinos, no Sábado de Aleluia, o PNI recebeu 10.505 visitantes e no Domingo de Páscoa, outros 9.180, mais que o dobro do esperado para o último dia do feriado. Na comparação com 2012, quando 26.268 mil pessoas visitaram a reserva, o aumento foi de quase 30%, o que surpreendeu a própria direção que esperava para todo o feriado pouco mais de 25 mil ingressos.
Itaipu
A Hidrelétrica de Itaipu, outro atrativo turístico de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, também recebeu mais turistas que a expectativa. Segundo a assessoria de imprensa da usina, foram 7.621 visitantes - a maioria de brasileiros -, pouco mais de mil além do esperado. O dia de maior movimento também foi na sexta-feira, com 3.249 entradas, seguido do sábado, com 2.644 ingressos. No domingo, foram 1.678 visitantes.
Quem passou pela binacional na sexta-feira pela manhã pôde apreciar um espetáculo extra. Mais de seis meses depois do último registro, uma das três calhas do vertedouro - por onde é escoada a água excedente do reservatório e que não é usada na produção de energia - ficou aberta das 5h até as 15h.
Comentários