Chuva forte alaga vias da Grande Vitória em poucos minutos

A previsão é de que o tempo continue instável, segundo o Incaper.

Uma forte chuva atingiu a região Metropolitana do Espírito Santo na noite desta sexta-feira (18), causando alagamentos em várias vias da Grande Vitória. Muitos motoristas ficaram ilhados e preferiram esperar a água escoar. Apesar do temporal, as defesas civis municipais da região não registraram ocorrências. A previsão é de que o tempo continue instável, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Em Vitória, as avenidas Leitão da Silva e César Hilal ficaram completamente alagadas. No bairro Bento Ferreira, o canteiro central e a calçada da avenida Carlos Moreira Lima foram tomados pela água. O analista de sistema Renato Maforte resolveu esperar a água escoar em um posto de gasolina. "Está todo mundo voltando, não tem o que fazer nesse momento. O jeito é esperar, não tem como", falou.

Em Vila Velha, a situação também ficou complicada para moradores e motoristas. O carro do vendedor Thiago Dalmonech, que mudou para o bairro da Glória há menos de uma semana, ficou completamente tomado pela água. "Eu nem sabia que essa rua alagava. Foi muito rápido. Não tive tempo de tirar o carro. Quando cheguei ja estava assim", lamentou.

Defesas Civis
Apesar da intensidade da chuva, as defesas civis municipais não registraram ocorrências graves. Em Vitória, Cariacica e na Serra, na região Metropolitana, os órgãos consideram a situação como estável e fazem vistorias pelos bairros com maior risco.

O coordenador da Defesa Civil de Vila Velha, Júlio César Biancucci, informou que nenhuma ocorrência grave foi registrada no município. "Estamos percorrendo a cidade, rodando pelos locais mais críticos, mas não vimos pontos de alagamento neste sábado, porque a água escoou. No bairro Ataíde os bloquetes de uma ladeira desceram, mas a secretaria de obras já está providenciando o conserto", informou.

Previsão do tempo
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a chuva deve continuar no fim de semana em boa parte do Espírito Santo, mas com algumas aberturas de sol. Neste sábado (19), pode chover a qualquer hora do dia. O risco de temporais persiste, principalmente no leste da região Sul, na Grande Vitória, na região Nordeste e na região Serrana. As temperaturas variam entre 18°C e 24°C na região Serrana e vão de 21°C a 32°C nas demais regiões.

O domingo (20) será de muitas nuvens sobre o estado. A previsão é de que ocorram pancadas de chuva intercalando com algumas aberturas de sol na região Norte e no extremo norte das regiões Nordeste e Noroeste. Nestas áreas, a chuva pode ser expressiva a partir da tarde.

Já na Grande Vitória, demais áreas da região Nordeste e no leste das regiões Sul e Serrana, ocorrem chuvas rápidas e moderadas no decorrer do dia. O sol aparece em alguns momentos. O vento de sul/sudeste diminui um pouco a sensação de abafamento. As temperaturas variam entre 18°C e 23°C na Região Serrana e entre 20°C e 33°C nas demais regiões.