Estudantes de universidades públicas fazem ato na Paulista contra cortes do governo Bolsonaro em Educação
Por conta da denúncia e protestos, o governo recuou e disse que liberaria o orçamento das universidades.
Por g1 SP — São Paulo
Estudantes se reúnem na Avenida Paulista, em São Paulo, nesta terça-feira (18), para protestar contra o corte de verbas na Educação. — Foto: Isaac Fontana/Estadão Conteúdo
Ato ocorreu na tarde desta terça-feira (18). No início do mês, Ministério da Educação anunciou bloqueio em orçamento de universidades federais, mas voltou atrás.
Com cartazes, alunos de universidades públicas realizaram nesta terça-feira (18) um ato em frente ao Museu de Arte Assis Chateuabriand (Masp) para protestar contra cortes do governo Jair Bolsonaro (PL) e retenção de orçamento federal destinado à educação.
O ato, organizado pela UNE e pacífico, chegou a ocupar totalmente a Avenida Paulista no sentido Consolação.
No início do mês, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) denunciou um bloqueio de R$ 328 milhões nas verbas já previstas para o ano e alertou que o funcionamento das universidades seria inviabilizado se o contingenciamento fosse mantido.
Por conta da denúncia e protestos, o governo recuou e disse que liberaria o orçamento das universidades.
Este é o segundo ato de estudantes na capital paulista contra os cortes anunciados pelo governo federal para o setor.
Na manhã desta terça-feira (18), um grupo de estudantes protestou, em frente ao portão 1 da Universidade de São Paulo (USP), no Butantã, na Zona Oeste da cidade. O ato bloqueou totalmente a Rua Alvarenga.
Atos similares também ocorreram pelo estado, como em São Carlos e Araraquara.
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/10/18/estudantes-da-universidade-federal-do-abc-fazem-ato-na-paulista-contra-cortes-do-governo-bolsonaro-em-educacao.ghtml
Comentários