Raio em SC mata corretor de imóveis, um amigo ficou desorientado, mas passa bem
O corretor de imóveis teve parada cardiorrespiratória e foi levado ao Hospital Municipal Santo Antônio, mas não resistiu.
Corretor de imóveis de 47 anos corria na praia quando foi atingido na noite de sexta-feira (2) e teve uma parada cardiorrespiratória. Um amigo que o acompanhava foi socorrido e ficou desorientado, mas passa bem.
Por G1 SC e NSC TV
Imagens registradas por uma câmera de monitoramento na praia de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, mostraram o exato momento em que um raio atingiu e matou o corretor de imóveis Fabrício Corrêa Gasparetto, de 47 anos, na noite de sexta-feira (2). O corpo de Gasparetto foi velado e cremado neste sábado (3).
Ao ser atingido, ele estava correndo com um amigo na praia, por volta das 19h, no bairro Meia Praia, próximo à rua 231. O corretor de imóveis teve parada cardiorrespiratória e foi levado ao Hospital Municipal Santo Antônio, mas não resistiu.
O homem que o acompanhava chegou a ficar desorientado após o impacto, mas foi socorrido e passa bem, segundo o Corpo de Bombeiros.
Natural de Chapecó, Gasparetto era apaixonado por corrida e costumava praticar esportes da orla da praia várias vezes por semana. A morte causou enorme comoção na cidade. Nas redes sociais, amigos lamentaram a perda. Ele deixou esposa e três filhos.
A autenticidade do vídeo foi confirmada à NSC TV pela prefeitura da cidade, que analisou o local que aparece nas imagens.
Fabrício morava em Itapema e morreu após ser atingido por raio na praia — Foto: Redes sociais/Reprodução
Segundo os bombeiros, não é possível dizer com precisão se o amigo que acompanhava Gasparetto foi atingido direta ou indiretamente, mas ele estava desorientado ao ser socorrido.
Também de acordo com a corporação, o amigo, que não teve a identidade divulgada, foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e passa bem.
Raios no fim do dia
Após um dia de calor recorde, Santa Catarina teve registros de temporais no fim do dia de sexta, e a região de Itapema foi atingida por uma grande quantidade de raios.
O Corpo de Bombeiros recomenda que as pessoas evitem permanecer em praias quando o local começar a registrar descargas elétricas.
Dicas: como se proteger de raios
Veja, abaixo, o que fazer em caso de tempestade e raios:
Entre em um veículo não conversível e feche as portas e vidros, evitando contato com a lataria;
Entre em moradias ou prédios, mantendo distância das redes elétrica, telefônica e hidráulica, de portas e janelas metálicas;
Entre em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis;
Caso não haja lugar seguro, afaste-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, mantenha os pés juntos e agacha-se até a tempestade passar. Não fique deitado.
Saiba como se proteger de raios em caso de tempestades
SC teve 61 mortes por raio entre 2000 a 2019
Santa Catarina registrou 61 mortes entre 2000 e 2019 por descarga elétrica em função dos raios.
De acordo com um estudo publicado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe) em maio deste ano, 52 das vítimas foram homens e nove mulheres. Conforme o documento, a maioria das circunstâncias ocorreu ao ar livre (69%).
Em relação às estações do ano, o órgão mostrou que os episódios ocorreram em sua maioria no verão e primavera, com 25 vítimas em cada. No outono foram quatro vítimas, e no inverno sete. A mortes ocorreram em 53 cidades do estado.
SC terá mais de 30º nesta terça
Depois de alguns dias de frio e chuva, esta terça-feira (6) será de temperaturas elevadas em Santa Catarina. Segundo o meteorologista da NSC TV Leandro Puchalski, os termômetros passam dos 30°C em cidades do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.
No restante das regiões o sol deve ficar entre nuvens. As temperaturas ficam entre 24ºC a 27°C do Sul ao Litoral catarinense.




Comentários