Ufac antecipa formatura de 29 alunos de medicina para ajudar no combate ao novo coronavírus
A colação de grau foi por videoconferência nesta quinta-feira (23) e emocionou os estudantes
Cerimônia foi transmitida por videoconferência — Foto: Reprodução
Colação de grau foi feita por videoconferência nesta quinta-feira (23). Portaria do MEC autorizou antecipação de formatura para cursos da área da saúde.
Por Alcinete Gadelha, G1 AC — Rio Branco
Um grupo de 29 alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) teve a formatura antecipada para ajudar nas ações de combate à Covid-19. A colação de grau foi por videoconferência nesta quinta-feira (23) e emocionou os estudantes. A portaria que autoriza a antecipação foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial do dia 6 de abril.
Esta é a primeira vez que a Ufac faz uma cerimônia na modalidade a distância. O evento contou com pelo menos 700 acessos de familiares e amigos dos formandos, que acompanhavam a colação de vários estados do país pelo youtube, informou a pró-reitora de graduação, Edinaceli Damasceno.
“Não podia ser presencial por conta dessa situação da pandemia, e por causa dessa excepcionalidade, realizamos pela primeira vez a solenidade de colação de grau da turma de medicina por vídeo conferência”, contou.
A médica recém-formada Patrícia Vasconcelos Herculano, 27 anos, natural Cruzeiro do Sul, no interior do estado, falou dos planos que a turma tinha para a festa de formatura, mas estava agradecida pela etapa vencida.
“O primeiro sentimento é de surpresa do que aconteceu nas nossas vidas. Segundo é de gratidão por ter a oportunidade de formar, mesmo que seja em um momento em que nosso país esteja passando por um momento trágico, delicado, difícil, e nós mesmos estamos aprendendo a lidar com a situação. É um momento de gratidão”, disse.
Patrícia ressaltou que, agora, eles podem ser uma mão a mais no serviço de saúde do estado. E comemorou por sempre ter um meio para manter as pessoas por perto, mesmo de longe.
“Todos estavam assistindo, tanto meu pai que mora em Cruzeiro do Sul, e a minha mãe e irmã que moram em Rio Branco. Todos ficaram em casa, para cumprir o isolamento social, mas vibraram muito”, comemorou.
‘Marcou muito’
Os estudantes da 14ª turma de medicina da Ufac iam concluir o internato no dia 17 de maio e a formatura só seria depois do meio do ano. Os estudantes também já estavam atendendo por telemedicina, desde de que foi decretada a pandemia.
Para o acreano Artur Carvalho, 25 anos, o sentimento não é diferente do de Patrícia. Eles formaram juntos e sabem que vão encarar uma realidade difícil.
“Foi uma experiência não muito usual para o que a gente esperava. Mas, com certeza foi uma colação de grau que marcou muito e deu a possibilidade de muita gente, que não ia poder vir, os familiares do pessoal de fora, com a colação online, as pessoas puderam participar. E foi muito emocionante tanto para os formando quanto para a família”, contou o jovem.
Os dois novos médicos concordam que o momento é delicado e esperam contribuir no trabalho da saúde no combate à Covid-19.
Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre nesta quinta-feira (23) o estado tem 227 casos confirmados da doença e 10 mortes.
Antecipação
A pró-reitora Ednaceli explicou que a antecipação está amparada por uma medida provisória do governo federal, que autoriza as instituições a abreviarem os cursos da área de saúde, desde que esses alunos tenham concluído 75% do internato, a última etapa da formação. A turma que formou, já tinha concluído 89% do internato.
“Com autorização, que permite a gente a antecipar a colação de grau deles, fizemos hoje. Foi a primeira vez, então foi muito difícil, teve muito esforço coletivo, de vários setores da instituição”, concluiu Ednaceli.
https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2020/04/23/ufac-antecipa-formatura-de-29-alunos-de-medicina-para-ajudar-no-combate-ao-novo-coronavirus.ghtml





Comentários