Padre queima cruz em ato que simboliza o perdão em MG

Desta vez, fieis saíram às ruas e cruzes foram queimadas em Elói Mendes.

Um padre de Elói Mendes (MG) inovou e queimrou cruzes em um ato que simboliza o perdão durante uma procissão na madrugada desta Sexta-feira Santa. Centenas de pessoas saíram pela cidade carregando cruzes feitas por eles mesmos em uma caminhada pelas principais ruas.

Apesar de não ser muito comum, a celebração da queima da cruz é realizada há 27 anos pelo padre Cláudio Romeiro Vaneli. Nos anos anteriores, ele fazia esse tipo de celebração em cidades como Coqueiral (MG) e Lambari (MG), onde ele foi pároco. Neste ano, pela primeira vez, ela aconteceu em Elói Mendes.

A caminhada onde acontece a queima das cruzes começou na primeira sexta-feira da quaresma. Desde então, os fieis se reuniram todas as semanas para fazer um trajeto pelos bairros da cidade. 

"A cruz retrata sofrimento, dor e o próprio pecado assumido por Cristo para nos libertar, então na Sexta-Feira Santa queimamos as cruzes para dar um sentido profundo de Jesus à nossa natureza humana. Louvamos e agradecemos a deus por ter nos dado Jesus que carrega as nossas cruzes. O ato de queimar mostra que estamos pedindo o auxílio no peso dos nossos pecados. A fumaça sobe até os céus como forma de pedido e agradecimento", explica o padre Vaneli.

Nas cruzes, os cristãos levaram pedidos para toda a família, como a dona de casa Carmélia Freitas. “Eu peço saúde e paz para o ano inteiro. Oro a todos, especialmente para a minha família”, disse.