Família de produtores doa leite há 35 anos na Sexta-feira da Paixão

Cerca de 250 pessoas foram beneficiadas no feriado desta sexta-feira.

Há 35 anos, uma família de produtores rurais de Elói Mendes (MG) dá exemplo de solidariedade. Desde 1979,  eles doam leite para pessoas carentes na Sexta-feira da Paixão. Tradição que foi repetida no feriado desta sexta-feira (18) onde cerca de 250 pessoas foram beneficiadas.

O movimento na fazenda começou cedo, quando ainda estava escuro. Enquanto as vacas eram ordenhadas, as pessoas aguardavam do lado de fora do curral. A agricultora Maria de Lourdes Vitor andou durante 1h30 para buscar o leite. “Eu levo o leite pra dividir com meu pai que é idoso e não anda. Acho uma iniciativa muito boa, pois dá bastante saúde pra todo mundo”, afirma.

“Hoje em dia está difícil ter leite. Vou dividir com mais cinco pessoas lá em casa”, diz o aposentado Luis dos Reis Adriano, que também foi um dos beneficiados.

Antes da distribuição do leite, as pessoas experimentaram o iogurte produzido na fazenda. Segundo o produtor Daniel Freitas, a prática começou há quatro anos. “O pessoal chegava muito cedo e ficava umas 3h na fila. Então a gente fez isso para eles tapearem a fome até chegarem em casa”, explica.

A matriarca da família, Vera lúcia Freitas, sente orgulho em manter viva a tradição que, para ela, é uma forma de agradecer. “Quando a gente era criança não tínhamos leite. Hoje graças a Deus nós temos bastante e essa é uma forma de agradecer”, conta.

Segundo a família, cerca de 1,5 mil litros de leite foram doados nesta sexta-feira, o que representa um dia de produção da fazenda.