Chuvas dificultam transporte de grãos e devem continuar até junho no Piauí

O Piauí tem registrado este ano um bom volume de chuva, que tem causado estragos nas cidades. Desde do começo foram registrados 1.066 milímetros de água somente em Teresina e a previsão é mais período chuvoso se estenda até junho.

A chuva é motivo de preocupação para quem vive em situação risco. A lavadeira Ana Dulce mora com os quatros filhos em uma casa de taipa e relata a preocupação quando o tempo fecha. "Quando começa a chover eu já fico preocupada, com medo da casa cair ou de acontecer algum acidente", relatou.

Para a meteorologista Sônia Feitosa, a previsão é que continue chovendo na região Norte, incluíndoTeresina, até o mês de junho. Já para o Sul do estado, o período chuvoso deve terminar mais cedo.

"As chuvas na região Sul terminam mais cedo, ao passo que no Norte ainda continua as zonas de convergências, que vai perdendo intensidade nos meses de maio e junho", explicou.

Em Picos, só nestes três primeiros meses choveu mais da metade da média anual na região, 350 milímetros. Água acumulada causa muitos estragos na cidade com as ruas alagadas.

Já no Cerrado, os prejuízos são nas estradas. Os produtores de soja encontram dificuldades para garantir o escoamento da produção. "A alavanca hoje na região é o agronegócio e para isso o Piauí precisa crescer. O local merece investimento do poder público, melhoria na infraestrutura se tratando de estrada", declarou o empresário Rosimar Oliveira.