LIVRO SOBRE GEOPARK ARARIPE É LANÇADO PELA SECRETARIA DAS CIDADES NO CARIRI

“Talvez as pessoas não tenham a dimensão da importância do Geopark para a região do Cariri. Local que abriga a primeira floresta de conservação nacional do Brasil. Esse livro tem como objetivo resgatar as riquezas culturais de uma Região que gera estudos e pesquisas para muitos”. Com essa afirmação o secretário das Cidades, Camilo Santana, abriu a solenidade de lançamento do livro Geopark Araripe: Histórias da Terra, do Meio Ambiente e da Cultura, na última segunda-feira (15). A publicação vem de uma parceria entre Governo do Estado por meio da Secretaria das Cidades com a Universidade Regional do Cariri (URCA). A solenidade aconteceu no auditório da sede administrativa do Geopark Araripe, em Crato.

Na ocasião, foi entregue a nova sinalização viária dos geossítios que compõe a área do GA e mais dois carros que subsidiarão o projeto no território que abrange os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda Santana do Cariri e Missão Velha. Na oportunidade Camilo Santana entregou as chaves de dois veículos para uso da sede do Geopark Araripe, bem como, mobiliário para escritório. O lançamento do  livro é uma parceria com a URCA - Universidade Regional do Cariri.

A publicação, dividida em tópicos e capítulos, traça o perfil social, econômico e cultural dos municípios da região do Cariri, além de destacar, por meio de estudos e pesquisas, os diversos aspectos históricos e arqueológicos descobertos ao longo do período nos espaços geográficos da Região. A literatura abrange ainda, em imagens, as diferentes leituras realizadas por turistas e nativos que contemplam os atrativos proporcionados pelos parques milenares do Cariri.

Segundo o Camilo Santana, o livro mostra a pesquisadores do mundo inteiro, o perfil social, econômico dos municípios da região do Cariri, além de destacar, estudos de diversos aspectos históricos e arqueológicos.

Atualmente o GEOPARK Araripe é um dos projetos prioritários do Programa Cidades do Ceará – Cariri Central, executado pela Secretaria das Cidades. O programa visa estimular a economia, desempenhar ações de desenvolvimento regional e melhorar a infraestrutura.

Na solenidade contou com as presenças de autoridades regionais como prefeitos, professores, estudantes, da Reitora Otonite Cortez, o vice-reitor o professor José Patrício Melo e coordenação e equipe técnica do GEOPARK Araripe. O livro foi editado em Português, Inglês e Espanhol, com uma tiragem inicial de 5 mil exemplares, além de novos folderes de nove geossítios fundamentais à divulgação do território. A vice prefeita de Barbalha, professora Maria Betilde Sampaio, esteve representando o prefeito José Leite na solenidade e recebeu do secretário das Cidade Camilo Santana um exemplar do livro.

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades