Barbalha “Varíola dos Macacos” dois casos estão sendo investigados

As pessoas com sintomas foram orientadas a ficarem no isolamento

A Secretaria de Saúde de Barbalha, cautelosamente está acompanhando as investigações sobre dois casos suspeitos de Orthopoxvirus (Conhecida por "Varíola dos macacos"), são dois casos da mesma família, cujo histórico de viagem recente, conforme relato pelas redes sociais da secretária Sheyla Martins. 

Recomendações: 

As duas pessoas que apresentaram sintomas foram orientadas a ficarem no isolamento para evitar a transmissão do vírus, que tem os seguintes sintomas: calafrios, dor muscular e nas costas, cansaço excessivo e aparecimento de bolhas e feridas na pele, que podem coçar ou serem doloridas. 

Transmissão:

A transmissão do vírus varíola dos macacos ocorre por meio do contato com o vírus (um dos mais conhecidos e é visível no microscópio eletrônico), seja por meio do contato com pessoas infectadas, com objetos que possuem o vírus ou com objetos que pertenceram a uma pessoa com varíola.

Proteção: 

As máscaras de proteção e a higienização das mãos são os principais meios físicos de proteção contra o vírus “varíola dos macacos”.

A Secretária de Saúde de Barbalha, Sheyla Martins, está acompanhando todo o desenrolar das devidas investigações sobre os dois casos suspeitos de “varíola dos macacos” em Barbalha.

Até o fechamento dessa edição informativa não havia nenhum resultado de laboratório sobre o caso. 

Silva Neto - Informes da SMS