Criadores de Barbalha, vacinação contra febre aftosa prorrogada até o dia 10
Vacinação contra febre aftosa prorrogada até o dia 10
Criadores de Barbalha, vacinação contra febre aftosa prorrogada até o dia 10
[caption id="attachment_149810" align="alignleft" width="300"]
Vacinação contra febre aftosa prorrogada até o dia 10 (imagem ilustração google)[/caption]
A Ematerce de Barbalha muito atenta as ações da campanha de vacinação contra a febre aftosa, está comunicando aos criadores em geral, que, nesta segunda fase da campanha o governo através da secretaria competente prorrogou até o dia 10 deste mês de dezembro, sendo obrigatório para os rebanhos bovinos e bubalinos, com até 24 meses de vida.
Além da campanha de vacinação contra a febre aftosa, os criadores também devem ficar atentos a fazer a declaração de todos os animais, de qualquer idade, para possa ser feita a atualização cadastral na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), essa é uma solicitação expressa do coordenador estadual da campanha de vacinação contra a febre aftosa, Joaquim Sampaio Barros.
O Governo do Ceará espera contar com a valiosa colaboração dos criadores e agropecuaristas em geral dentro da campanha, para que o estado possa superar a meta de 90% permitida para estabelecer uma barreira imunológica capaz de preservar o rebanho, protegendo da doença para que o estado continue livre da febre aftosa com vacinação. Nesse tocante, o diretor da Ematerce de Barbalha, Zé de Lurdinha, solicita dos criadores barbalhenses total empenho para vacinar o rebanho e entregar a declaração no órgão, cujo objetivo é manter o Ceará organizado na condução de todos os animais vacinados contra a febre aftosa.
O coordenador estadual da campanha de vacinação contra a febre aftosa, Joaquim Sampaio orienta que a campanha de vacinação do rebanho precisa acontecer ainda nos dois períodos definidos pelo Ministério da Agricultura (maio e novembro) para conseguir, a curto prazo ser zona livre de aftosa sem vacinação.
O Brasil recebeu, em Paris, o certificado de zona livre de febre aftosa com vacinação, outorgado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e precisa manter o calendário de vacinação para continuar com a possibilidade de exportar para Europa, África e Ásia os produtos de origem bovina.
Silva Neto – apoio: Zé de Lurdinha diretor da Ematerce de Barbalha







Comentários