Cultura de luto, perde carnavalesco e carregador de pau de bandeira
Cultura popular chora a partida de seu querido filho
[caption id="attachment_148387" align="alignleft" width="300"]
Cultura de carregamento de pau de bandeira, Valdim, de camisa amarela (foto:[/caption]
LUTO: Cultura perde carnavalesco e carregador de pau de bandeira
A Cultura Popular de Barbalha amanhece triste, nosso carnaval perde um maravilhoso e dedicado carnavalesco, mas, o pau da bandeira de Santo Antônio também perde um grande carregador, um braço forte, um companheiro de muita participação quando tinha saúde.
[caption id="attachment_148388" align="alignleft" width="270"]
Valdim, seu sorriso representava felicidade[/caption]
A família Batista chora a partida de Antônio Francivaldo Batista (Valdim Batista)
Na manhã deste sábado (22), nos chega a triste notícia do falecimento de Antônio Francivaldo Batista, popularmente Valdim Batista, aos 54 anos de idade, nos últimos meses foi um guerreiro lutador pela saúde abalada com um CA, a doença tirou suas forças, sua luta pela vida mostrava o quando queria ficar por muitos anos fazendo o que gostava no carnaval e carregamento de pau de bandeira, não conseguiu, foi vencido, e como bom cristão e filho na fé agora está com Deus.
Na cultura carnavalesca de Barbalha, Valdim Batista brilhava na Avenida do Samba pela Rua do Video, foi autor de Samba-enredo com belas letras para Escolas de Samba de Barbalha, sua atuação foi muito forte na Escola de Samba Unidos do Morro, Barbasamba e Mocidade Independente.
[caption id="attachment_148387" align="alignleft" width="300"]
Valdim, de camisa amarela carregando pau de bandeira de Santo Antônio[/caption]
Na cultura folclórica tradicional de pau de bandeira de Santo Antônio, Valdim Batista, começou a participar ainda na sua juventude, fortaleceu esse vínculo de carregador de pau de bandeira e tornou-se também um líder nesse movimento popular, gostava mesmo de carregar o pau da bandeira de Santo Antônio, e quando fixou residência no Distrito do Caldas também fez sua parte incentivando, apoiando e ajudando a carregar e erguer o pau da bandeira do glorioso Bom Jesus dos Aflitos.
[caption id="attachment_148389" align="alignleft" width="169"]
Valdim também era apaixonado por bandas cabaçais[/caption]
Inquieto pela cultura popular, Valdim Batista, também se incorporava a bandas cabaçais, era mesmo um admirador e coparticipante dessa arte cultural que é uma referência nas festas de padroeiros de Barbalha.
VELÓRIO E MISSA DE CORPO PRESENTE
O corpo está sendo velado na Funerária Vida, às 15hs, será celebrada missa de corpo presente na Igreja Matriz de Santo Antônio e logo depois o cortejo fúnebre para o cemitério Santo Antônio, quando a família, carnavalescos, carregadores de pau de bandeiras e amigos darão o último adeus a Valdim Batista.
Todos que fazem o diariodocariri.com com tristeza se despede do grande amigo, do carnavalesco, do carregador de pau de bandeira, e do homem que em vida fez história na cultura de Barbalha, descanse em paz Valdim Batista, na misericórdia de Deus, e a toda família as nossas condolências.
Silva Neto (Colaboração e imagens: Fernando Antônio e Thiago Rodrigues.




Comentários