SMS de Barbalha realizará Encontro de Saúde Mental
Encontro de saúde em parceria CAPS e Leão Sampaio
A Secretaria Municipal de Saúde de Barbalha através do CAPS adulto em parceria com a Universidade Leão Sampaio, realizará no próximo dia 18, a partir das 08:h00, no auditório da Leão Sampaio o encontro de saúde mental, dentro da programação alusiva ao Dia de Luta Antimanicomial. Primeiro evento de outros do novo Secretário de Saúde de Barbalha.
A programação consta de palestras e com palestrantes de profundo e esmerilhado conhecimento dos problemas que afetam pessoas com distúrbios mentais, pessoas essas que precisam de tratamento adequado, medicação no tempo certo, pessoas que necessitam de atenção especial e de serem valorizadas como elas são.
PROGRAMAÇÃO
08h – Credenciamento;
09h – Momento Cultural com Jânio Coelho;
Em seguida, 1º momento de convidadas especiais;
Na sequência palestra com o tema: Reforma psiquiátrica, serviços substitutivos e novas tecnologias aplicadas ao serviço de saúde mental, palestrante: Tiago Cavalcante de Figueiredo, ex-coordenador do CAPS III, assistente social, especialista em Saúde Mental e Saúde da Família, hoje, Tiago, é Secretário de Saúde do Município;
Posterior haverá apresentação do CORAL do CAPS;
Avançando a programação vem o 2º momento de convidadas especiais, com Eliane Cristina Camurça Morais, psiquiátrica do CAPS III de Barbalha.
As palestras serão abertas a participação da plateia com seus questionamentos a respeito do assunto.
Encontro de saúde mental, dentro da programação alusiva ao Dia de Luta Antimanicomial, tem apoio da Prefeitura Municipal de Barbalha.
O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
Silva Neto








Comentários