Barbalha-CE Animais e lixo, combinação imperfeita para a cidade

Não é de hoje que muitos barbalhenses criam seus animais a soltos nas ruas e avenidas da cidade, uma cultura impregnada negativamente em total desrespeito a sociedade local e aos seus visitantes que vem a Barbalha por diversos motivos, principalmente, pela saúde, pois a luz resplandecente do sol de todos os dias brilha sobre a chaminé da saúde com excelentes profissionais na medicina, e grande folha de serviços prestados pelo Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, Centro de Oncologia, Hospital Maternidade Santo Antônio e Hospital do Coração do Cariri.

É importante ressaltar o grande contraste que é, se ter uma cidade com referencia em medicina, mas, ao mesmo tempo se conviver com animais a soltos nas ruas desta cidade causando enormes problemas para a sociedade e para a saúde pública também.

Animais a soltos pelas vias públicas da cidade de Barbalha, trás uma série de problemas de ordem social, basta ver no dia a dia, o grande número de sacolas rasgadas pelos animais, o grande número de baldes e outros vasilhames que são revirados pelos animais a procura de resto de comida, pois, os seus donos não alimentam os animais que criam.

Quando pequenininhos os animais são carinhosamente tratados dentro de casa, ao crescerem são descartados do convívio da família e expurgado do lar, são desprezados e abandonados nas ruas, daí começa uma luta pela vida, procurar alimentos nas sacolas e outros vasilhames onde são depositados lixo caseiro e resto de comida.

Não podemos aqui, generalizar a situação, muitas famílias adquirem animais, cuidam com muito zelo e carinho, até mesmo com a criação como se fosse um filho da prole humana, alguns até com tratamento vip, atendimento de um veterinário, vacinação com calendário pré-determinado, boa alimentação e em algumas condições até salão de beleza. Mas, muitas pessoas fazem ao contrário, querem criar animais a soltos nas ruas da cidade. Quem assim faz, está causando enormes problemas para a cidade e a sociedade.

Silva Neto