Barbalha-CE Núcleo de Endemias inicia combate a dengue na Malhada
Ser vigilante todos os dias, combater o mosquito da dengue na zona urbana e na área rural, procurar e eliminar os focos em qualquer vasilhame como caixa d’água, pote, tambores, baldes e outros, tudo isso faz parte de um calendário de trabalho e de atividades de segunda a sexta-feira por um pelotão de homens preparados para essa missão.
Depois de cumprir vasta programação no combate ao aedes aegypti na região do pé de serra, principalmente, nas comunidades com maior número de focos, agora a polivalente equipe do Núcleo de Endemias passa a trabalhar na sede do município.
Nesta terça-feira dia 09 de julho, os trabalhos foram iniciados na comunidade da Malhada área muito habitada logo depois dos Bairros Bela Vista e Santo André, e vão ter prosseguimento conforme a necessidade.
A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite. Os transmissores de dengue, principalmente o aëdes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações como: casas, apartamentos, hotéis, gostam de recipientes onde se acumula água limpa como: vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.
A fêmea pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.
Na Terra dos Verdes Canaviais, o Núcleo de Endemias tem na sua coordenação o barbalhense, Willianffu Andreza, o qual no domingo próximo passado recebeu da família e dos amigos votos de parabéns, saúde e paz por muito e muitos anos, e não foi diferente na segunda-feira até com surpresa para ele, as manifestações de apreço por parte de toda equipe do Núcleo de Endemias. Willianffu, é uma pessoa carismática, de bom relacionamento social, um excelente profissional detentor de muita competência na sua missão profissional. Vale ressaltar que ele é também um importante mastro da cultura popular de Barbalha.




Comentários