Barbalha-CE Secretaria de Saúde inicia vacinação contra sarampo

A Secretaria de Saúde de Barbalha com apoio da Administração Municipal, na última sexta-feira dia 27 de junho, deu início a Campanha de Vacinação contra Sarampo, com objetivo de atender todas as crianças a partir de seis meses a cinco anos incompletos. A campanha está se realizando desde o dia 27 de junho e vai até o dia 18 de julho.

Todos os pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária antes de ir ao posto de saúde devem estar munidos do cartão de vacinação, e levar todas as crianças aos postos de saúde mais próxima de sua casa, procurar o PSF de sua comunidade é muito importante. Em qualquer dúvida deve-se procurar os profissionais de saúde de sua localidade.

A Secretária de Saúde de Barbalha, Desirré de Sá Barreto Diaz Gino, com o objetivo de vacinar todas as crianças de seis meses a cinco anos incompletos, convoca toda sociedade barbalhense a se envolver nesta campanha de vacinação contra sarampo, vacinar é promover a saúde de sua criança, faça a sua parte, a Secretaria de Saúde de Barbalha espera por você mãe, pai, avós e responsáveis para vacinar todas as crianças contra sarampo.  

Sarampo é uma doença viral, contagiosa e afeta principalmente crianças, sua transmissão acontece através de gotículas expelidas pelo nariz, boca e até por garganta infectada. De acordo com as orientações médicas, os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo.

O sarampo, embora seja uma doença viral, pode apresentar diversas complicações bacterianas, além dos riscos de uma mãe passar para o filho durante a gestação, fazendo assim que o feto se desenvolva já com problemas no crescimento e ainda depois no nascimento.

Vale ressaltar que Barbalha até onde se sabe não tem registro de caso de sarampo.

Silva Neto