Barbalha-CE Paróquias celebram São João em várias comunidades
No município de Barbalha é grande o fervor católico em honra São João Batista, as Paróquias de Santo Antônio e de São Vicente de Paulo celebram São João Batista em várias comunidades, logo depois de encerrada a festa de Santo Antônio glorioso padroeiro da cidade, foram iniciados os festejos em honra a São João, conforme cada programação estabelecida, as comunidades rurais Carrapicho, Boa Esperança, Pelo Sinal, Estrela e no Brejinho estão louvando São João.
Nos festejos religiosos vem acontecendo caminhadas comunitárias dos noiteiros com a imagem do padroeiro, novenário, liturgia, celebrações de missas, e muitos louvores a São João Batista. A cada noite nas comunidades citadas é grande a participação popular reverenciando o santo que anunciou o Messias, Jesus Cristo filho de Deus, e esse tinha todos os poderes para em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo batizar os cristãos da época.
Os párocos das paróquias de Santo Antônio e de São Vicente de Paulo, padre Alencar e padre Leonardo, respectivamente, elevam os mais profundos sentimentos de fé e devoção para o coração de cada barbalhense nesse momento festejando São João Batista, ao mesmo tempo em que agradecem o apoio de todos os movimentos religiosos na realização das festividades de São João Batista.
SÃO JOÃO BATISTA
Igreja Católica celebra São João Batista - O nascimento de João Batista no dia de 24 de junho ocorre três meses depois da celebração da Anunciação, em 25 de março e seis meses antes do Natal, que celebra o nascimento de Jesus. Obviamente, o objetivo das festas não é marcar a data exata destes eventos, mas sim comemorá-los de forma interligada.
Os cristãos há muito interpretam a vida de João Batista como uma preparação para o advento de Jesus e as circunstâncias de seu nascimento, relatados no Novo Testamento, são também milagrosos. O único relato bíblico sobre o nascimento do profeta está no Evangelho de Lucas. Os pais de João, Zacarias - um sacerdote judeu e Isabel não tinham filhos e já haviam passado da idade de tê-los. Durante uma jornada de trabalho servindo no Templo de Jerusalém, ele foi escolhido por sorteio para oferecer incenso no Altar Dourado no Santo dos Santos.
O Dia de São João é um dos mais antigos festivais do cristianismo, já aparecendo no concílio de Agde, em 506 d.C., como um dos principais festivais da época, um feriado e, como o Natal, era celebrado com três missas: uma pela manhã, uma ao meio-dia e outra no pôr-do-sol.
Silva Neto




Comentários