Barbalha-CE Festas juninas e futebol aquecem o comércio local
No Nordeste Brasileiro São João Batista é santo muito festejado, as tradições culturais movimentam as comunidades urbana e rural, festivais de quadrilhas são realizados e embalam fortes disputas por troféus e premiações em dinheiro, comidas típicas ampliam a lista dos pratos das culinárias regionais, bandeirolas e balões proporcionam grande beleza colorida nas casas, nas ruas e nos sítios, e o clima sertanejo fico bastante aquecido com as fogueiras.
Os festejos juninos e a Copa do Mundo aquecem o comércio de Barbalha, na manhã desta segunda-feira a reportagem do diariodocariri.com esteve visitando o centro comercial da cidade encontrando grande movimentação popular nos mercadinhos, mercantis, supermercados e outros do gênero alimentício, como também intensa movimentação popular nas lojas de confecções, calçados e acessórios complementares a vestuários femininos. Alguns estabelecimentos comerciais contrataram atrações artistas populares de Barbalha, com repertório especialmente regional, tocando muito forró para receber o consumidor com festa junina.
Outro segmento encontrado com muita participação popular a espera de atendimento vem do público feminino nos salões de beleza para os serviços de manicure, pedi cure, penteado e outros que são procurados pelas mulheres no perfil do embelezamento.
Já na parte cultural e folclorismo, os festejos juninos têm por parte de populares grande procura pelos artefatos de pólvora como, chuvinhas, traques, bombas, rabo-de-saia e outros.
No município de Barbalha, neste período junino, a tradição é mantida com fogueiras que são cessas a partir das 18 horas, em vários locais da cidade já tem fogueiras prontas e muitos barbalhenses estão preparando a fogueira para comemorar São João a noite de hoje.
São João, este Santo Apóstolo de Jesus é muito querido no coração da família católica barbalhense, festejos em louvor a São João estão acontecendo nas comunidades: Carrapicho, Boa Esperança, Pelo Sinal, Estrela e no Brejinho.
Neste mês de junho, não só os festejos alusivos a São João aquecem o comércio local, a Copa do Mundo também tem a sua parcela de aquecimento na economia barbalhense, com a venda de bandeiras, bandeirinhas para automóveis, bandeirolas, balões e outras peças complementares a ornamentações, e com grande procura na parte de vestuário a venda de camisas, camisetas e calções nas cores da Seleção Brasileira.
Silva Neto




Comentários