Barbalha-CE: Endemias alerta a população para evitar criatórios do mosquito da dengue

O município de Barbalha está atravessando um período invernoso muito bom, bom para a agricultura, melhor ainda para o nosso homem do campo, porém, muito preocupante para a área de saúde pública no que diz respeito à dengue, zona urbana ou rural, qualquer recipiente que possa acumular água limpa e parada estar servindo de viveiro para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

O Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde do Município de Barbalha está preocupado com a referida situação que favorece bastante a ampliação dos reservatórios pró-criadores do pequeno inseto, é preciso que toda a população faça a sua parte no combate o aedes aegypti, o Núcleo de Endemias e o povo de mãos dadas contra a dengue é melhor para todos os barbalhenses, assim pensam o Diretor do Núcleo, Willianfu Andreza, a Secretária de Saúde, Desirée de Sá Barreto Diaz Gino e Zé Leite, prefeito.

Todo e qualquer recipiente descoberto com água é favorável a criação do mosquito aedes aegypti, basta ter uma simples tampa de garrafa ou a própria garrafa, uma caixa de margarina, baldes, potes, jarros, qualquer tipo de vidro pequeno, médio ou grande, caixa d’água, bacia, pneus e outros, tudo isso pode se transformar num grande reservatório e criadouro do mosquito transmissor da dengue na sua casa.

Vale ressaltar que, uma só fêmea do aedes aegypti infectada pode deixar você ou mais alguém de sua família acometida, ai são muitos problemas na saúde.

Período de incubação:

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.

Dengue clássica:        

De acordo com o que apontam os estudiosos do assunto, a pessoa acometida da dengue clássica tem os seguintes sintomas com a dengue clássica:  

Febre alta com início súbito.
Forte dor de cabeça.
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
Perda do paladar e apetite.
Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
Náuseas e vômitos·
Tonturas.
Extremo cansaço.
Moleza e dor no corpo.
Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica:

Ainda de acordo com os estudiosos, os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

Dores abdominais fortes e contínuas.
Vômitos persistentes.
Pele pálida, fria e úmida.
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
Manchas vermelhas na pele.
Sonolência, agitação e confusão mental.
Sede excessiva e boca seca.
Pulso rápido e fraco.
Dificuldade respiratória.
Perda de consciência.

O Diretor do Núcleo de Endemias de Barbalha, Willianfu Andreza, faz alerta a população para neste período chuvoso ser vigilante diariamente contra a dengue.

Silva Neto