BÁRBARA DE ALENCAR: Estátua cai por falta de manutenção em praça
Ponto de lazer e bate-papo de quem mora nas proximidades do Ginásio Paulo Sarasate, a Praça da Medianeira, localizada na Avenida Heráclito Graça, encontra-se em estado de abandono. Na última semana, a estátua da heroína Bárbara de Alencar, localizada na praça, não resistiu à falta de conservação e caiu. As informações são da Redação do Diário do Nordeste Online.
O lavador de carros Antônio Silva trabalha no local há vários anos. Segundo ele, há tempos a estátua vinha apresentando sinais de deterioração. "Ela caiu nesta semana, mas faz tempo que estava para cair. Desde quando eu trabalho aqui, nunca apareceu ninguém para fazer o conserto", conta.
O mecânico Vânderson Xavier disse frequentar a praça desde criança. Ele lamenta o estado de abandono do local e responsabiliza o poder público pela situação. "Está com muito tempo que não tem reforma aqui, aí a praça fica como vocês estão vendo: toda suja, quebrada", lamenta.
Além da ausência de manutenção, a grande quantidade de animais existentes no local contribui para aumentar a sujeira na praça. A situação só não é pior porque os moradores, por conta própria, tentam amenizar a situação fazendo pequenos consertos no lugar.
O aposentado Artur Xavier denuncia a situação precária das árvores na praça. Tomadas por cupim, muitas delas já estão podres e, segundo ele, podem cair a qualquer momento. "Esta árvore aqui, por exemplo, está toda oca e pode cair a qualquer hora. Ela era reta e, agora, está pendendo cada vez mais".
Ajudando na manutenção da praça dentro de suas possibilidades, o aposentado cobra da Prefeitura melhorias para o local. "É uma falta de respeito ao patrimônio da nossa área", concluiu.
De acordo com nota emitida pela assessoria da Secretária Executiva Regional II, responsável pelo local, a praça "foi contemplada com o Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Atualmente, o processo entre a empresa que auxiliará a Prefeitura de Fortaleza na manutenção deste espaço público está em tramitação. Brevemente serão iniciadas as obras no local".
História
Bárbara de Alencar foi uma guerreira, idealista, líder da Revolução de 1817, no Cariri. A heroína nasceu em Exu, Pernambuco, mas mudou-se para o Crato quando era adolescente. Foi a mãe dos revolucionários Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, Padre Carlos dos Santos e José Martiniano de Alencar, e avó do escritor José de Alencar.
Ela terminou presa, devido aos seus ideias libertários, numa das celas da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, e foi considerada, localmente, a primeira prisioneira política do Brasil. Após peregrinações e perseguições políticas, Bárbara morreu em 1832, e foi enterrada em Campos Sales, no Cariri Oeste.
Espaço coletivo
Descaso público
Cenário de abandono na Praça da Medianeira atinge, além da estátua da heroína Bárbara de Alencar, as áreas que estão tomadas por cupins e sujeiras deixadas por animais.
Comentários