Cavalgada da Fé marca louvores a São João Batista.
CENTRO-SUL
Cedro Esta cidade, localizada na região Centro-Sul, recebeu, ontem, no início da noite, a III Cavalgada da Fé. O evento acontece dentro dos festejos do padroeiro do município, São João Batista, cujo dia é celebrado hoje. Mais de 100 cavaleiros e amazonas participaram do evento que percorreu 12km a partir do distrito Santo Antonio até a Igreja Matriz de São João Batista.
A cavalgada começou às 15h30 após concentração e preces em frente à capela de Santo Antonio, no distrito homônimo. De lá, o grupo seguiu até o Sítio Juá e depois ao Sítio São Miguel. Os cavaleiros conduziram bandeira e imagem do santo. Em cada localidade, ao longo da estrada, ora de terra, ora asfalto, houve uma parada para que os devotos fizessem rápidas orações nas igrejinhas.
Na sede, a cavalgada percorreu ruas do Centro e, um pouco antes das 19 horas, chegaram à Igreja Matriz de São João Batista, onde participaram da última celebração de novena em louvor ao padroeiro. Depois dos atos litúrgicos, houve quermesse. "É um momento de fé e de confraternização", disse o idealizador do evento, comerciante, João Felipe. "A cada ano, o evento está crescendo, atraindo mais homens e mulheres".
Em Aparecida, Interior de São Paulo, terra da padroeira do Brasil, Felipe assistiu a uma das romarias que reuniu centenas de cavaleiros. "Achei muito bonito, de valorização da cultura e de forte expressão da fé", disse. "Então, tivemos a ideia de promover uma cavalgada em nossa cidade, reunindo católicos, homens e mulheres, comerciantes e produtores rurais".
Implantada, em 2011, em Cedro, a Cavalgada da Fé reuniu no primeiro ano, 80 participantes. Em 2012, foram 100 e ontem, os organizadores contabilizaram cerca de 120 cavaleiros. "A cada ano, há uma forte adesão e é uma forma cultural e religiosa de celebrar a festa do padroeiro", disse o padre Francisco Erasmo Bezerra.
A dona de casa, Cecília Viana, participa da cavalgada. "Há algumas mulheres que participam da romaria e puxam os cânticos e orações em cada parada nas capelas", frisou. "Estamos unidos em uma expressão de fé". Orações de Ave-Maria e Pai Nosso são as mais comuns.
A cavalgada já faz parte da programação da festa religiosa em louvor ao padroeiro São João Batista. Francisco Moura participa desde a primeira edição da romaria. "É emocionante, apesar de cansativo", disse. No meio do caminho, cavaleiros vindos de outros sítios vão se juntando ao grupo. Nas vilas e localidades, os moradores ficam em frente às casas na espera de ver os cavaleiros passarem. Os idosos aplaudem e saúdam a imagem do santo e os jovens aproveitam e batem fotos com celulares.
Um carro de som com músicas do repertório de Luiz Gonzaga animou a cavalgada. A música "Romaria", interpretada por Elis Regina também era executada. "Estamos aqui, movidos pela fé", disse o agricultor, Francisco Moura. Laiana Sales estava à frente da cavalgada e disse que a motivação vinha da fé e do agradecimento ao santo pelas realizações na vida.
O sertão está em festejos por João, apesar de dois anos seguidos de estiagem. Nas localidades, ontem à tarde, troncos de árvores e galhos estavam colocadas na beira das estradas para alimentar a fogueira um pouco mais tarde, em frente às casas. Nas cozinhas, comidas típicas ferviam nos fogões.
Iniciados no último dia 15, os festejos em louvor a São João Batista serão encerrados hoje, quando haverá missa solene e procissão pelas ruas da cidade, com o andor e imagem do santo padroeiro. A festa religiosa é tradicional e reúne milhares de devotos. As famílias se reúnem em um verdadeiro arraial para comemorar a data.
O padre Erasmo Bezerra, pároco de Cedro, disse que o sertanejo alimenta com fé e fervor a devoção aos santos padroeiros, que intercedem pelos católicos. "As festas de padroeiro, o novenário são caminhos que nos fortalecem na fé e nos aproximam de Jesus", frisou. "A cada noite refletimos sobre o Evangelho, a Palavra de Deus, em uma grande preparação".
São João Batista é um santo popular da Igreja Católica. Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Batista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e é considerado, como o "precursor" do prometido Messias, Jesus Cristo.
Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adaptados pelo cristianismo.
Honório Barbosa
Repórter
ENQUETE
Por que participar do evento?
"Este é o terceiro ano que participo da cavalgada e acho muito bonita a festa. É uma ideia muito interessante. A gente está aqui movido pela fé e é também uma forma de agradecer ao padroeiro e ao santo"
Francisco Moura
Agricultor
"Sou devoto de São João Batista e, quando estive em Aparecida do Norte, vi uma grande cavalgada e, movido pela fé e para manter a cultura nordestina, resolvi promover uma cavalgada com os devotos"
João Felipe
Comerciante
Comentários