DF - Homem é preso em protesto em Brasília portando coquetéis molotov
Pelo menos um homem foi detido na manifestação em Brasília, neste sábado (22), por portar quatro coquetéis molotov, informa a Polícia Militar. Três menores foram levados para a Delegacia da Criança e do Adolescente por carregaram dois coqueteis molotov e pedras. Dois dos adolescentes foram liberados porque portavam apenas pedras e máscaras de gás; o terceiro permaneceu apreendido porque estava com o artefato explosivo. Não houve registros de outras ocorrências, de acordo com a Polícia Militar.
Às 18h, a polícia estimava a presença de mil pessoas na manifestação. Os manifestantes afirmaram não pertencer a um movimento específico. Entre os participantes estavam integrantes da Marcha do Vinagre, que durante a semana protestou em frente ao Congresso Nacional.
Ao todo, 750 homens da PM fazem a segurança no Congresso. Um cordão de policiais isola o acesso ao Congresso, depois do espelho d’água. O prédio do Palácio do Itamaraty, que foi vandalizado na manifestação da última quinta-feira (20), também chegou a ser protegido.
PEC
A PEC 37 estabelece como competência exclusiva das polícias as investigações criminais. Para críticos da proposta, se aprovada, ela inviabiliza a apuração de crimes de corrupção.
O grupo alega que a aprovação da PEC 37 inviabilizará investigações por parte do Ministério Público, como desvio de verbas e crime organizado. Segundo panfleto distribuído aos participantes, a PEC "gera insegurança jurídica e desorganiza o sistema de investigação criminal".
Os manifestantes também são contrários à PEC 33, proposta que permite ao Congresso ter a última palavra sobre decisões do Supremo Tribunal Federal. A medida, de acordo com panfleto distribuído, "dá direitos ao Legislativo fazer o papel que não é dele: julgar".
Manifestação de quinta-feira
A manifestação de quinta-feira (20) terminou com três prisões e 127 pessoas atendidas pelos bombeiros e pelo Samu, segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública. A maioria dos atendimentos médicos ocorreu por irritação provocada pela inalação de gás lacrimogêneo, ferimentos provocados por pedradas e torções. De acordo com a Secretaria de Saúde, uma morte foi registrada no viaduto do Plano Piloto, que aparentemente não tinha a ver com o protesto.
A manifestação teve início por volta das 17h. O grupo se concentrou em frente ao Museu Nacional de Brasília e seguiu pela via N1 do Eixo Monumental até o Congresso Nacional. Pouco antes das 20h, manifestantes e PMs entraram em confronto.
A corporação usou spray de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo para tentar conter uma minoria que lançava rojões, sinalizadores, pedaços de madeira contra os policiais e faziam fogueiras no gramado em frente ao Congresso. Um manifestante que atirou um cone nos PMs e foi preso. Ele foi contido e levado para a viatura da Polícia Legislativa.
Manifestantes recolhem lixo em ato em Brasília neste sábado (22) (Foto: Renam Ramalho/G1)
Manifestantes protestam em frente ao espelho d\'água do Congresso Nacional (Foto: Wilson Dias/ABr)
Jovens seguram cartazes contra PEC que limita poder de investigação do MP (Foto: Priscilla Mendes / G1)
Priscilla Mendes, Rafaela Céo e Renan RamalhoDo G1, em Brasília
Comentários