FESTA: Agenda cheia no Vale do Jaguaribe

ROTEIRO VARIADO

Limoeiro do Norte. O Vale do Jaguaribe tem uma programação recheada para quem gosta de aproveitar a festa que mais representa o povo nordestino. As homenagens a São Pedro, São João e Santo Antônio já começaram desde o último dia 15 em diversas cidades.

Colorido das quadrilhas e forró oferecem uma animada programação para este período, atraindo pessoas da região e de cidades vizinhas e até de outros Estados. As festas são uma referência para Limoeiro do Norte e Russas FOTO: RAFAEL CRISÓSTOMO

O roteiro é variado, em Russas e Limoeiro do Norte o avento aberto ao público esta acontecendo neste fim de semana. A programação na Região se encerra no dia 30 de Junho, com o Festival de Quadrilhas da cidade de Jaguaruana.

Limoeiro do Norte abriu os festejos já na última quarta feira, com o VII Limoeiro Junino. Com o tema "Eu fui pra Limoeiro e Gostei do São João de Lá", o evento procurou resgatar um pouco das tradições do festejo no município. Nesta edição, as atrações foram concentradas em uma grande área localizada na esquina das ruas Cel. Alexandrino e Dr. Gaspar, em frente ao ginásio coberto José Osterne.

Atrações

A apresentação de 22 grupos de quadrilha marcou a programação, além de grandes atrações para o público como o cantor Flávio José, autor do clássico xote "Caboclo Sonhador", junto o com o grupo limoeirense "Forró Bicho Arretado"; as bandas Forró Cangaço, de Russas, e Forró do Momento e o conceituado forrozeiro e poeta Danilo Pernambucano e a cantora Kátia Cilene e a banda Forró do Bom. A programação teve encerramento ontem, sábado, com o show das bandas Painel de Controle e o Forrozão Pizada.

De acordo com o Secretário de Cultura, Rogério Pinheiro, mais de 20 mil pessoas participaram do evento durante os quatro dias. Quem veio a Russas se deparou com uma cidade cenográfica que relembra as antigas casinhas do sertão. Até uma "sala de reboco" foi construída em plena Avenida Dom Lino pra quem quiser dançar aquele arrasta pé. Comidas típicas, música e festival de quadrilhas fazem parte fizeram parte da programação que teve início na última sexta feira.

A novidade para este ano foi a realização do Russas Junino na Praça do Estudante, no centro, saindo de seu local tradicional que era a Associação Atlética e cultural de Russas (AACR), onde já vinha sendo realizado há mais de 15 anos.

Quem preferiu ver a quadrilha teve arquibancada, mas a estrutura ofereceu várias outras opções de diversão. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) teve seu espaço no primeiro dia de evento, com apresentação de quadrilhas das escolas públicas, gincanas e brincadeiras.

Presenças

Segundo a titular da Secretaria de Cultura, Claudia Maria, 20 mil pessoas devem marcar presenças no evento, que se encerra hoje. "Russas é conhecida como a cidade dos grandes eventos e esperamos que o São João possa fazer parte do calendário cultural oficial do município", ressaltou Cláudia.

O município de Jaguaruana receberá pela primeira vez a etapa Regional do Festival Ceará Junino, que acontece em todo o estado. Grupos de várias cidades vão competir para garantir uma vaga na grande final, que será realizada no mês de Julho, no Centro Cultural Dragão do Mar, na capital cearense. A equipe vencedora competirá com os grupos vencedores de outras regiões. Na etapa regional terá premiação em dinheiro para primeiro, segundo e terceiro lugar, totalizando R$ 8 mil.

Para o Secretário de Cultura do município, Gleidson Farias, a conquista desta etapa foi importante para colocar a cidade dentro do calendário de eventos juninos do Ceará. "O Ceará Junino é o maior festival de quadrilhas a nível estadual e foi importante para o município ter conquistado essa etapa", afirma. O festejo em Jaguaruana será realizados de 27 a 30 deste mês.

Os eventos são uma realização das prefeituras municipais, através das secretárias de cultura dos municípios.

Mais informações:

Secretaria de Cultura de Limoeiro do Norte (Secult)
Rua Cel. José Nunes S/N, Centro
Telefone: (88) 3423.2267