Cid Gomes inaugura quinta UPAS 24 horas em Fortaleza
Atendimento de urgencia e emergencia em especialidades médicas e odontólogicas nas proximidades de casa. Foi com esse objetivo que o Governo do Estado investiu mais de R$ 5 milhões na construção da UPA 24 horas do Conjunto José Walter, em Fortaleza. A unidade vai beneficiar além dos moradores do bairro, aqueles que precisam de atendimento em bairros próximos. A unidade foi inaugurada neste sábado (15) pelo governador Cid Gomes. “A maior necessidade que uma pessoa pode ter e o poder público tem que ter como prioridades é saúde. Hoje estamos entregando a população um direito deles, e com essa UPA 24 horas o atendimento em saúde vai estar mais próximo de casa”, destacou durante a solenidade de inauguração. A UPA vai reforçar a assistência de saúde para a Copa das Confederações. Após a inauguração da Unidade, Cid Gomes participou com o prefeito Roberto Cláudio da inauguração da avenida Alberto Craveiro, próximo à Arena Castelão.
O governador aproveitou a oportunidade e listou os investimentos que vem realizando na área, e que vão tornar o Ceará o estado com o melhor atendimento público em saúde. Além das UPAS, já foram entregues Policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). No atendimento terciário já foram inaugurados hospitais regionais de grande porte no Cariri, em Juazeiro do Norte – HRC – e no Norte do Estado, em Sobral – HRN. Também está sendo contruído o Hospital do Sertao Central (HRSC) e em breve começam as obras de uma unidade em Fortaleza, que vai atender a população da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). “Esse deve ser o maior hospital do Brasil”, reforçou o Governador.
Só as UPAs, que funcionam todos os dias da semana, finais de semana e feriados, têm capacidade. cada uma delas, de atender diariamente 250 pessoas. Nas quatro UPAs 24 horas já em funcionamento na Capital, nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana e Canindezinho, o número de atendimentos até a última segunda-feira (10) já soma 622.026 nas quatro unidades. “Em 95% desses atendimentos os casos foram solucionados na própria unidade. Isso em menos de um ano”, destacou o secretário estadual da saúde, Arruda Bastos. Em casos de maior complexidade um ambulancia do Samu fica a disposicao para encaminhar os pacientes.
Além destas cinco unidades o Governo Estadual vai entregar mais uma na Capital, no bairro Conjunto Ceará. No interior, o Estado, com apoio do Ministério da Saúde (MIS), construiu 12 UPAs 24h. Dessas, duas inauguradas na Região Metropolitana e em pleno funcionamento em Maranguape e em Caucaia. As outras 10 estão com as instalações sendo concluídas e equipadas para inaugurações em Horizonte, Eusébio, Pecém, Crateús, Aracoiaba, Iguatu, Juazeiro do Norte, São Benedito, Canindé e Pentecoste. Segundo o secretário de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, o Governo Federal deve repassar investimentos ao Estado para custeio das unidades. “No Ceará serão 32 UPAs 24 horas inauguradas até 2014”, confimou o secretário.
O Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza vão inaugurar mais seis unidades. As UPAs localizadas nos bairros Vila Velha, Itaperi e Jangurussu já devem ter suas obras iniciadas ainda nesse primeiro semestre. “Com isso vamos conseguir desafogar os hospitais da cidade”, destacou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
Também prestigiaram a solenidade o ex-ministro Ciro Gomes; o vice-governador Domingos Filho, os secretários estaduais Danilo Serpa (Gabgov), Camilo Santana (Cidades), Bismarck Maia (Turismo) e Gony Arruda (Esporte); os deputados federais Edson Silva, João Ananias e Artur Bruno; o deputado estadual José Sarto e o vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
Comentários