BEBIDA LÁCTEA: Elegê tem linha exclusiva para o NE
Depois de vislumbrar o Nordeste como uma das regiões de maior ascendência para o consumo no País, a Elegê, marca de leite e derivados da BRF, aposta no sistema de segmentação de mercado e escolheu a região para lançar uma linha de produtos exclusivos, que, atualmente, é responsável por 12% dos refrigerados.
A aposta se deu depois de constatar que o Nordeste é a maior na categoria de líquidos da empresa e representa cerca de 25% deste mercado, segundo o gerente da Unidade de Refrigerados da Elegê, Luís Franco. Somente o Ceará e o Rio Grande do Norte são responsáveis por 20% desta fatia dos refrigerados. "Enquanto esse mercado deve crescer 7,6% neste ano, queremos aumentar o dobro".
Para dar início ao investimento, a empresa escolheu um público alvo específico para oferecer os novos produtos, que consistem em bebida láctea na versão garrafinha de 180g, nos sabores morango e salada de frutas. De acordo com Luís, a estratégia adotada foi a inclusão de pequenos e médios varejistas, perfil que se destaca nas vendas entre as demais regiões do Brasil. Para impulsionar as vendas, a empresa sugere um valor máximo de R$ 0,99 para a comercialização dos novos produtos.
Pequenos e médios
A representatividade dos pequenos e médios comércios na região é tamanha, que, somando as vendas da marca neste tipo de varejo a importância, é de 42% do volume total. "Se a gente somar o canal tradicional com as padarias, chegamos a 50%", analisa Luís, citando dados da pesquisa Nielsen.
"Como o mercado é muito importante nas vendas de mercearias, a gente desenvolveu a garrafa menorzinha. Esse tipo de produto tem uma fácil penetração nesses locais de venda onde o comercio é muito forte no Nordeste. Não só a garrafinha, mas o leite em sachê", observa.
Enquanto a novidade está em fase de aceitação no mercado, uma gama de outros produtos da marca já se destacam na região e no Estado, conforme o gerente. "O nosso produto mais forte no Nordeste é o leite fermentado, que temos na caixinha de 80ml. Esse é também o nosso principal produto no Ceará. A gente também vê no iogurte garrafão uma grande oportunidade", diz.
Desempenho no NE
De acordo com Luís, a ação tem como objetivo aumentar as vendas da marca no Nordeste. "Para isso, a gente precisa muito da força de vendas local", completa. Para atender à demanda significativa da região, a Elegê conta com uma fábrica localizada em Pernambuco.
Comentários