NOVO ORIENTE: Protesto interdita parte da CE-187

Novo Oriente. A população do município de Novo Oriente, mobilizada pelo Comitê Organizador das Águas do Açude Flor do Campo, interditou, na manhã de ontem, a CE-187, na altura do Km 4, na entrada da cidade. O protesto foi contra a transferência de água do referido açude para o município de Crateús, que enfrenta colapso de água. Eles aceitam a transferência de água por meio de adutora e não por meio do Rio Poti até o açude Carnaubal (que abastece Crateús), como foi anunciado pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), através de plano emergencial para abastecer Crateús a partir do fim do mês. O movimento foi pacífico.


Dezenas de caminhões e veículos pequenos fizeram fila no local aguardando a liberação da via por parte dos manifestantes, que garantiam só saírem do local quando recebessem a resposta do governo estadual garantindo a construção de adutora para a transferência da água.

A manifestação mobilizou também muitas pessoas da cidade, que marcaram presença junto com os membros do Comitê, demonstrando a anuência à iniciativa. Caminhoneiros e transportadores de cargas reclamavam do movimento.

Mercadoria

O transportador Paulo Piuí dirigia-se para Parambu pela rodovia para entregar mercadorias e foi surpreendido pelo protesto. "Nós somos prejudicados com a ação e vamos aguardar que acabe logo, pois prejudica as entregas da empresa e o final de semana. Acho que deviam dialogar".

Após quase oito horas no local, inclusive com a manifestação oral dos organizadores do ato, lideranças políticas, comunitárias e também da Polícia Militar - que propiciava segurança e pedia pela liberação da rodovia - os manifestantes decidiram desocupar a CE-187 e permitir a passagem de veículos.

Segundo os manifestantes, a decisão ocorreu depois de um acordo com o prefeito Godofredo Vieira (Godô), que se comprometeu com o movimento em articular uma audiência com o governador Cid Gomes para o início da semana, até terça-feira (18), para discutir o assunto.