Crateús-CE: Fórum debate combate à droga

Crateús. Autoridades judiciais, militares, poder executivo, profissionais da saúde, educação e assistência social e sociedade civil organizada deste município e região debateram sobre a problemática das drogas, no I Fórum Regional de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas dos Sertões de Crateús.

O encontro foi promovido pelo Ministério Púbico (MP) local e Prefeitura Municipal, cuja condução ficou a cargo do promotor de Justiça José Arteiro Soares Goiano. Dividido em eixos, cuidado, prevenção e autoridade, o Fórum objetivou integrar estratégias e junto com a sociedade se unir em torno do desafio de resgatar usuários e dependentes e conscientizar a população sobre os perigos do uso de drogas.

"O que tem sido feito não surtiu efeito, então temos que fazer algo diferente. Vamos para as ações concretas. Nós, unidos somos fortes", conclamou o Promotor de Justiça ao abrir o evento. De acordo com os organizadores, as estratégias de combate às drogas foram organizadas baseadas na prevenção do uso de drogas com ações de educação, disseminação de informação e capacitação; ampliação da oferta e qualificação de serviços de saúde para tratamento e atenção aos usuários e seus familiares; enfrentamento ao tráfico e ao crime organizado e promoção de espaços urbanos seguros, com policiamento ostensivo em locais de concentração de venda e uso do crack e outras drogas; desenvolvimento de ações específicas para as diferentes necessidades dos usuários nas áreas de saúde, assistência social, educação e segurança pública, incluindo o monitoramento intensivo das ações paras acompanhamento das estratégias, com a realização de pesquisas e desenvolvimento de indicadores.

Na parte da manhã ocorreram as palestras dentro dos três eixos. O médico psiquiatra Robson Moraes, do Caps de Crateús falou sobre os efeitos e consequências do uso de drogas, especialmente do crack. Em seguida, foram apresentados os diagnósticos dos usuários de drogas na região, sob a perspectiva da educação, saúde e assistência social. Segundo o promotor de Justiça de Crateús, José Arteiro Soares Goiano, a ideia é priorizar os valores da sociedade. "Temos uma hierarquia de valores na sociedade e temos que priorizar esses valores, portanto, não está descartada a determinação de um horário para fechamento de bares", avaliou.

Mais informações:
Prefeitura Municipal de Crateús Rua: Manoel Augustinho, 544 Bairro: São Vicente
Telefone: (88) 3692.3315
www.crateus.ce.gov.br

SILVÂNIA CLAUDINO
REPÓRTER