Grupo faz manifestação contra construção de luxo na Ponta do Coral

Centenas de pessoas participaram de um protesto na tarde deste sábado (8) contra a instalação de um hotel de luxo na Ponta do Coral, em Florianópolis. A manifestação organizada pelas redes sociais reuniu ambientalistas, estudantes e ativistas. O grupo quer que a área onde o hotel pode ser construído volte a ser pública.

"Hoje a gente tem uma área boa para fazer praça. A gente podia fazer nove praças aqui sem ter aterro e sem ter um prédio da magnitude que eles estão propondo", protestou a arquiteta Elisa Jorge, que participou da manifestação. De acordo com Lucio Dias Filho, integrante do Movimento Ilha Verde, o intuito do grupo é evitar é uma \'reação em cadeia\'. "Se abrir exceção para a Ponta do Coral, vão as outras também", comentou ele.

A área foi vendida a uma empresa na década de 1980, e ainda é motivo de polêmica. Na próxima semana, um projeto que propõe a mudança no zoneamento da área deve ser apresentado na Câmara de Vereadores.

"Estamos propondo que este local volte a ser uma área verde de lazer porque ela representa para toda a comunidade dessa região central de Florianópolis um único espaço verde disponível para a prática de exercício físico, para a prática do contato entre homem e natureza", informou o vereador Pedro Silvestre (PP).

Para que o hotel seja construído, será necessário aterrar uma área que corresponde a duas vezes o tamanho do terreno atual. Há dois meses, a prefeitura recusou o alvará para a construção do empreendimento e pediu para que a empresa responsável pela obra apresente um novo projeto.

A empresa responsável pela área informou que a manifestação ocorrida neste sábado (8) faz parte da democracia.

Do G1 SC