Ibson estreia e Corinthians não sai do zero com a Lusa no Pacaembu
Timão teve bola na trave no último minuto em cabeçada de Gil, mas não conseguiu vazar Gledson. Portuguesa foi melhor no primeiro tempo e também teve chances de abrir o placar.
O Corinthians não conseguiu passar pelo bloqueio da Portuguesa e ficou apenas no 0 a 0 com a Lusa na noite deste sábado, no Pacaembu, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O meia Ibson, recém-contratado pelo clube do Parque São Jorge, fez sua estreia (discreta) ao entrar logo na volta do intervalo.
Com duas lesões de defensores ainda no primeiro tempo, o técnico Tite não teve muitas opções para mudar o ataque alvinegro, pior setor da equipe - ineficiente em praticamente todo o jogo. O Timão melhorou bastante com a entrada de Romarinho, mas as boas jogadas do camisa 31 não foram suficientes para tirar o zero do placar no Paulo Machado de Carvalho.
O alvinegro perdeu Alessandro ainda com 20 minutos por lesão, a mesma que o lateral tratou antes de retornar ao time para o confronto com o Cruzeiro, na última quarta-feira. Em seu lugar, veio a campo o jovem volante Willian Arão para ocupar o lado direito da linha de quatro defensores. Guilherme, ex-Lusa, funcionava quase como um meia, tentando encostar em Douglas para, assim, deixar a equipe disposta em um 4-1-4-1, com Ralf à frente da zaga e Pato como referência na frente.
Porém, aproveitando-se das boas investidas pelas laterais, foi a Portuguesa a equipe a levar mais perigo para o gol adversário na primeira etapa. Primeiro, com cabeçada de Diogo após cruzamento da esquerda de Rogério, que obrigou Cássio a se esticar e jogar para escanteio.
Na segunda, pela direita, Corrêa avançou às costas de Igor e recebeu belo passe em profundidade de Diogo. O volante cruzou e a bola, venenosa, fez com que o goleiro do Corinthians tivesse que realizar outra boa intervenção.
Se do lado da Lusa as jogadas pelos lados funcionaram, na equipe do técnico Tite os atletas não tiveram a mesam eficácia. Pela esquerda, Igor tentou alguns cruzamentos, mas não foi efetivo no apoio, assim como Danilo, que também pouco criou no setor. No outro lado, Arão participou pouco das ações ofensivas e não ofereceu muitas opções a Emerson Sheik.
No retorno para a segunda etapa, Paulo André, que havia deixado o campo antes mesmo do árbitro apitar o fim do primeiro tempo, ficou no vestiário para a entrada de Ibson. O zagueiro, assim como Alessandro, voltou a lesionar a mesma região que tratou antes de enfrentar a Raposa, em Minas Gerais.
E logo no início, quem voltou a levar perigo foi Diogo. O atleta correu às costas da zaga corintiana e, depois de receber lindo passe de Souza, dominou e finalizou cara a cara com Cássio. Sem força no chute, o atleta da Lusa viu a bola passar pelo goleiro, mas ficar dominada com a defesa adversária.
Com Ibson em campo, Ralf virou zagueiro ao lado de Gil, enquanto Guilherme fez a função de primeiro volante para que o novo reforço tivesse liberdade para criar junto de Douglas. Insatisfeito com o jogo do Timão, Tite inverteu Sheik com o camisa 10, que passou a atuar aberto pela direita; Danilo foi mantido aberto pelo lado oposto.
Aos 30 minutos, Tite colocou Romarinho no lugar de Douglas para dar mais mobilidade ao ataque corintiano. E a tentativa apresentou melhoras significativas nas ações ofensivas. Como um ponta direita, o camisa 31 se aproveitou do cansaço de Rogério para imprimir velocidade e dar trabalho à defesa da Portuguesa. Tanto nas bolas paradas como em jogadas de linha de fundo, o xodó da Fiel criou oportunidades ao Timão. Em uma delas, Danilo, que teve péssima atuação, desperdiçou quase na pequena área.
Conformada com o empate, a Lusa se segurou como pôde e abriu mão do contra-ataque. Mesmo com a pressão do alvinegro, que apostou no lado direito e na boa entrada de Romarinho para tentar o gol, o time de Edson Pimenta conseguiu deixar o Pacaembu com um bom empate, quase ameaçado por uma cabeça de Gil no travessão no último minuto de partida.
Na próxima rodada, o Corinthians visita o Bahia, na Fonte Nova, no próximo dia 7 de julho, às 16h. Já a Portuguesa recebe o Cruzeiro, um dia antes, no Canindé, às 21h.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 0 X 0 PORTUGUESA
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 8/6/2013 - 18h30
Árbitro: Flavio Rodrigues Guerra (SP)
Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo (SP) Celso Barbosa de Oliveira (SP)
Renda/Público: R$993.277,00/33.219 presentes/30.785 pagantes
Cartões amarelos: Bruninho, Cañete, Diogo, Rogério (POR)
CORINTHIANS: Cássio, Alessandro (William Arão - 20/1ºT), Gil, Paulo André (Ibson - intervalo) e Igor; Ralf, Guilherme, Danilo e Douglas (Romarinho - 30\'/2ºT); Emerson e Alexandre Pato. Técnico: Tite.
PORTUGUESA: Gledson, Ivan, Valdomiro, Lima e Rogério; Bruninho (Lucas Silva - 26/2ºT), Correa, Souza (Jean Mota - 41/2ºT) e Cañete (Michel - 29\'/2ºT); Matheus e Diogo. Técnico: Coronel Pimenta.
Comentários