Carregadores hasteiam Pau da bandeira de Santo Antônio

Neste domingo dia 02 de maio, foi realizado o ritual do carregamento e hasteamento do pau da bandeira de Santo Antônio de Santo Antônio de Barbalha, tudo começa no amanhecer do dia com baterias de fogos de artifícios, é a alvorada festiva com os estampidos dos fogos despertando a população barbalhense para o dia do hasteamento do pau da bandeira do padroeiro.

Um dia de intensa movimentação entre barbalhenses e visitantes é tudo misturado e junto numa só missão festejar Santo Antônio, já por volta das 06 horas da manhã as bandas cabaçais cruzam a cidade em direção a Igreja Matriz onde prestam sujas homenagens ao padroeiro de Barbalha.

Às 07 horas os grupos da cultura popular começam a chegar à Praça da Matriz de Santo Antônio, a diversidade mostra a força da cultura que tem o município, são grupos de reizados, de penitentes, de incelências, de quadrilhas juninas, de maneiro-pau, de bacamarteiros, de pau de fitas, de capoeiras, enfim são mais de 50 grupos que forma o maior patrimônio cultural visto na Região do Cariri de um só município.

Turistas que vem de vários estados brasileiros se encantam com a beleza dos grupos folclóricos que se apresentam na abertura da festa de Santo Antônio, os visitantes fotografam, fazem imagens diversas para levarem como lembrança da festa do pau da bandeira de Santo Antônio.

Às 09 horas, a Igreja Matriz fica pequena para a grande participação popular na missa de abertura dos festejos, que este ano foi presidida pelo padre Francisco Luiz e concelebrada por outros padres convidados especiais do pároco da paróquia de Santo Antônio, padre Cícero Alencar Ferreira.

Na missa, a alegria é contagiante com bonito som do órgão de tubos e violão, centenas de vozes prestam homenagens a Santo Antônio com cantos preparados para a celebração de abertura dos festejos, são momentos que as emoções invadem os sentimentos religiosos dos fervorosos devotos de Santo Antônio.

Após a celebração vêm as oferendas que representam o meio ambiente, a cultura canavieira e produtos que são produzidos por empresas que mostram a força dos vários segmentos que movem o progresso e o desenvolvimento do município de Barbalha.

Ao final da missa de abertura dos festejos de Santo Antônio começa o desfile dos mais de 50 grupos folclóricos saindo da Praça da Matriz para o largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde as autoridades e convidados recebem e assistem a evolução das apresentações dos grupos de cultura popular.

E no período da tarde lá vem o pau da bandeira, este ano um jatobazeiro de 23 metros de cumprimento, pesando cerca de duas toneladas, carregado nos ombros de homens que assumem grande responsabilidade de manter a tradição quase centenária do hasteamento do pau da bandeira de Santo Antônio.

Dentro da cidade o cortejo do pau da bandeira arrasta o povo cruzando as comunidades: Malhada, Santo André, Bela Vista, Santo Antônio e centro da cidade, com o andamento do cortejo as vias públicas vão ficando mais apertadas com o aumento da participação do povo local e visitantes, quando o pau da bandeira chega ao largo do rosário todos os espaços são pequenos para comportar o cortejo do pau da bandeira, isto porque, ai já se somam milhares de pessoas acompanhando o cortejo que se afunila na Rua do Vidéo até a Igreja Matriz, onde acontece o hasteamento do pau da bandeira de Santo Antônio de Barbalha.

Este ano o hasteamento do pau da bandeira aconteceu por volta das 18 horas, milhares de visitantes retornaram para suas cidades felizes da vida por terem visto e participado dos momentos emocionantes do hasteamento do pau da bandeira de Santo Antônio de Barbalha. A comissão de organização do pau da bandeira cumpriu o que prometeu de público ao povo de Barbalha, o hasteamento no final da tarde.

As autoridades municipais acompanharam parte do percurso do pau da bandeira e foram até o hasteamento apoiando os carregadores, incentivando, com espírito de presença formando união de fé, devoção, responsabilidade e compromisso com a festa de Santo Antônio.

A paróquia também esteve presente com os carregadores, quando o pároco padre Alencar, foi ao encontro do pau da bandeira, e uniu as mãos de todos os carregadores em oração, rezando e pedindo benção do padroeiro Santo Antônio para que tudo acontecesse em paz e só alegria tocasse aos corações dos barbalhenses e visitantes no cortejo do carregamento e hasteamento do pau da bandeira de Santo Antônio.   

Parabéns ao capitão do pau da bandeira Rildo Teles e todos os carregadores, parabéns a administração municipal que deu todo apoio possível para a realização com grande brilhantismo o dia histórico do carregamento e hasteamento do pau da bandeira de Santo Antônio.

VIVA SANTO ANTONIO!

VIVA BARBALHA!

Silva Neto