Tudo pronto para abertura de festa de Santo Antônio

A Paróquia de Santo Antônio e a Prefeitura Municipal de Barbalha já tem tudo pronto para a abertura da festa de Santo Antônio 2013, o largo da igreja do rosário, a Rua do Vidéo, a Praça Neroly Filgueira Sampaio e a Rua da Matriz já estão ornamentadas dentro do clima da festa de Santo Antônio que abre os festejos juninos do Nordeste Brasileiro.

Projeto de Lei 96/2012 de autoria da deputada estadual Fernanda Pessoa, e sancionada pelo governador Cid Gomes, reconhece a cidade de Barbalha a Capital Cearense dos Festejos de Santo Antônio.

À Rua do Vidéo é o corredor dos cortejos folclórico e do pau da bandeira neste domingo dia 02 de junho, o cortejo folclórico acontece no período da manhã após a celebração da missa de abertura dos festejos e a tarde vem o cortejo do pau da bandeira que move a tradição da festa do santo casamenteiro.

Na Rua do Vidéo, o caldeirão da cultura popular barbalhense mostra a sua força com raízes e tradições centenárias, dentre os grupos folclóricos os Penitentes do Sítio Cabeceiras e as Incelências tem histórias centenárias que orgulham o povo da Terra dos Verdes Canaviais.

Este ano a Secretaria de Educação do Município no papel de manter viva toda cultura popular de Barbalha, vai colocar no desfile folclórico quase mil alunos renovando e massificando as nossas raízes, as nossas tradições culturais, é o resgate com sustentabilidade do folclore que tem bandas cabaçais, reizados, maneiro-pau, pau de fitas, lapinhas, Penitentes, Incelências, quadrilhas juninas e muitos outros grupos.

No Marcos Zero e no lago do rosário a festa social do pau da bandeira está garantida com oito atrações, quatro em cada palco a partir das 14 horas deste domingo 02 de maio.

A Polícia Militar estará dando segurança pública com cerca de 180 homens divididos nas entradas da cidade, dentro das áreas de grandes concentrações populares, no Parque da Cidade e também circulando nos bairros da cidade, ainda vão atuar complementando o setor de segurança pública, a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Demutran.

Silva Neto