Católicos celebram o Corpus Christi

CENTRO-SUL

Iguatu. Os católicos celebram hoje, dia 30, em todo o mundo, o dia de Corpus Christi. Nesta cidade, houve mudança na programação litúrgica em relação aos anos anteriores.

Os festejos reúnem multidão de fiéis, mas após a realização das procissões o número de presentes à missa vinha diminuindo .Com isso, a Diocese optou pela mudança na programação, a ser experimentada neste ano 

O nome vem do latim e significa "Corpo de Cristo". É feriado nacional. A festa religiosa relaciona-se com o mistério da Eucaristia (hóstia), o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. "A presença de Jesus na comunhão é um alimento espiritual, mas que deve ter como consequência um serviço ao próximo", observou o vigário geral da diocese de Iguatu, padre Afonso Queiroga.

Neste município, todas as paróquias celebram solenemente a data. As três principais paróquias (Senhora Sant´Ana, no centro; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Prado) e a Catedral de São José vão celebrar missas às 16h30. A paróquia de Nossa Senhora das Graças, na Cohab, vai participar conjuntamente com a Igreja do Prado.

Após a celebração das missas, haverá caminhada em direção à Catedral de São José. Antes, a liturgia era concentrada na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Prado, e de lá os fiéis seguiam em procissão até o átrio da Igreja dedicada a Senhora Sant´Ana. O bispo conduzia em carro aberto o ostensório.

Nos últimos anos, a igreja vinha verificando uma redução do público no momento da bênção do Santíssimo Sacramento, após a caminhada. A diocese de Iguatu achou melhor concentrar o ato solene na Catedral de São José, que deve receber os fiéis oriundos de outras paróquias.

O bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa, o bispo emérito, dom José Mauro Ramalho, e pelos menos quatro padres devem participar no fim da tarde de hoje da programação de Corpus Christi.

Eucaristia

O padre Afonso Queiroga lembrou que a instituição da Eucaristia (hóstia) ocorre na Quinta-Feira da Semana Santa, mas por ser um período de intensa programação, a Igreja Católica resolveu transferir as celebrações do mistério ou dogma de fé da presença do corpo e sangue de Jesus Cristo para outra data.

Queiroga observou que a presença de Jesus na hóstia é um alimento espiritual para aquele que crê, mas que deve ter como consequência o serviço ao próximo, a solidariedade e a caridade. "Não adianta comungar, receber Jesus, e dar as costas para o próximo, para os seus problemas, pois se assim agir o cristão católico, não tem sentido".

A partir da chegada das duas procissões à Catedral de São José, o bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa, fará uma pregação da Palavra de Deus e do significado da festa de Corpus Christi. "É uma celebração de fé para todos nós, católicos, que vivenciamos a presença do corpo e sangue de Jesus Cristo na eucaristia", observou. Em seguida, para encerrar o ato solene haverá a bênção do Santíssimo Sacramento. A servidora pública estadual, aposentada Francisca Cazé de Souza participa há mais de quatro décadas da solenidade de Corpus Christi.

"Todos os anos, fico emocionada e renovo a minha fé, pois o verdadeiro católico deve estar em comunhão com Cristo", disse Francisca Cazé.

O padre Roberto Costa Alencar, da paróquia de Senhora Sant´Ana, padroeira de Iguatu, lembrou o significado da última ceia de Jesus com os apóstolos, que é celebrada na quinta-feira santa. "Jesus Cristo mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue", observou.

Mais informações:
Cúria Diocesana de Iguatu
Telefone: (88) 3581. 0731
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Telefone: (88) 3581. 1221

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER