CURSOS E PALESTRAS: Panificadores participam do II Cariri Pão em Juazeiro

Juazeiro do Norte. As novas tecnologias e tendências na área da panificação serão debatidas a partir de hoje, neste município, durante o II Cariri Pão. Com cursos, lançamentos e palestras, o evento chega a sua segunda edição, reunindo além de empresários do setor, funcionários das confeitarias e padarias da região, principalmente das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Segundo o coordenador de projetos da indústria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Iomar Batista, o evento está sendo realizado por meio do Sindicato dos Panificadores (Sindipan), da delegacia do Cariri, Sebrae e fornecedores do setor. O coordenador diz que, atualmente, o Cariri conta com cerca de 350 confeitarias e panificadores, gerando mais de 4 mil empregos.

Crescimento

De acordo com Iomar Batista, o setor tem apresentado crescimento nos últimos anos, com a instalação de novos estabelecimentos, mas com uma nova configuração. E nesse sentido, ressalta a importância de modernização e preparação do empresário e especialização da mão-de-obra para o segmento. Ano passado, foi realizado curso para confeitaria e panificação, já no intuito de preparar os profissionais, que é uma das carências levantadas pelo setor. Há mais de três décadas no mercado, o empresário Francisco Pascoal Manoel, diz que não tem sido fácil se manter por tantos anos. Há ausência de profissionais especializados e uma carência também no setor de atendimento. "Nós treinamos muitos desses profissionais para desenvolverem suas atividades e não há uma permanência, muitas vezes, desse corpo técnico", diz. Não apenas profissionais das padarias e confeitarias estarão participando do evento, mas de hotéis, restaurantes, pizzarias e outros segmentos que também trabalhem com massas. Segundo o panificador, a sua experiência tem servido de orientação para outros que o procuram para empreender no ramo, mas ele sempre faz o alerta quanto às mudanças do mercado, que têm sido, nos últimos anos, bem rápidas, e exigem constante adaptação. Ele possui duas confeitarias em Juazeiro e, normalmente, tem utilizado novas configurações de espaço e também de inovação em produtos para competir, num setor onde a concorrência tem aumentado.

De acordo com o coordenador, o evento tem o compromisso de contribuir para o crescimento e fortalecimento de toda a cadeia produtiva da panificação e "fast food service" na região do Cariri. "O tema inovações tecnológicas busca despertar para a profissionalização e modernização deste segmento, cada vez maior", diz ele.

Concorrência

O empresário Pascoal ressalta as vantagens da modernização do setor, mas ainda há muita concorrência desleal no segmento. Há muitas empresas de fundo de quintal, que não têm seguido as normas sanitárias, primando pelo padrão de qualidade. "Temos que ter uma preocupação essencial com essa questão e o mercado não pode ficar aquém à essa realidade", avalia.

Mesmo com essas práticas ainda presentes, Pascoal Manoel afirma que os empreendedores estão mais abertos para as mudanças e há uma interatividade maior entre os empresários.

Trabalho
4mil empregos, em média, são gerados no setor de panificação e confeitaria, nas principais cidades do Cariri. O evento deverá mostrar o potencial do setor.

Mais informações
II Pão Cariri - Sebrae
Palácio da Microempresa
Praça da Matriz
Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3512.3322

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER