Em evento, Tarso defende novo modelo de democracia e participação
Evento sobre política e cultura na era digital encerra neste sábado (25).
Tarso Genro afirmou que o atual modelo de democracia está ultrapassado e defendeu uma nova forma de participação popular na tarde deste sábado (25), durante o último dia de debates do Conexões Globais, evento realizado na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.
O governador do Rio Grande do Sul participou do diálogo chamado "O futuro dos estados democráticos na era da informação", juntamente com o cientista político islandês Eiríkur Bergmann, professor da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Bifröst, na Islândia.
“Esses novos processos de participação democrática são uma critica radical ao modelo atual de Estado. A forma como a nossa democracia foi constituída ainda no Iluminismo está derrotada”, afirmou Tarso.
Já Bergmann falou sobre sua experiência como membro do conselho constitucional de seu país, que elaborou aquela que é considerada a primeira Constituição colaborativa do mundo. O novo conjunto de leis da Islândia foi elaborado em 2011 com a participação da população por meio das redes sociais após os protestos contra a crise financeira provocada pela falência de bancos privados do país.
“A forma como a Islândia fez isso é diferente de outros países. Inicialmente houve protestos que fizeram com que o antigo governo fosse derrubado. A população também propôs que o Estado não pagasse as dívidas dos bancos. Ainda houve uma grande reconfiguração política no país, com a redação de uma nova constituição. As pessoas foram convidadas a participar das decisões políticas novamente e elas podiam usar as mídias sociais para fazer isso”, comentou o cientista político.
Em sua segunda edição, o Conexões Globais reuniu ciberativistas, pensadores da cultura digital, artistas e gestores públicos, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, para debater política e cultura na era da internet. Além dos debates, a programação incluiu oficinas e atividades culturais como exibição de filmes e shows, entre outras.
Do G1 RS
Comentários