Vigilância registra mais de 100 casos de conjuntivite em Araçatuba, SP

De acordo com especialistas, higiene é essencial para evitar a doença.

Em Araçatuba (SP) a Vigilância Epidemiológica já registrou mais de 100 casos de conjuntivite neste ano na cidade. As autoridades estão ainda mais preocupadas porque a doença se propaga mais no inverno.

Nessa época, não são apenas as doenças respiratórias que aparecem com mais frequência. O tempo seco e o aumento do contato com ácaros encontrados nas roupas de frio, que ficam muito tempo guardadas, favorecem o aparecimento da conjuntivite, que também pode ser causada pela poluição.

Os principais sintomas da doença são olhos lacrimejantes, pálpebras inchadas, ardência e aversão à luz. De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica de Araçatuba, Lucila Bistafa de Paula, mesmo não sendo uma doença grave, a pessoa deve procurar atendimento médico.

Segundo os médicos, a conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. Ela pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois.

Manter os ambientes arejados e limpos, lavar as mãos antes de colocá-las em contato com os olhos, não compartilhar toalhas, lenços e maquiagem, trocar as fronhas dos travesseiros com frequência e aumentar o consumo de líquidos, a fim de manter o organismo hidratado, são essenciais para evitar a conjuntivite.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba