Bovespa fecha em alta nesta sexta e encerra semana praticamente estável
Expectativa é que BC dos EUA reduza programa de estímulo à economia.
O principal índice acionário brasileiro fechou em alta nesta sexta-feira (17), com investidores avaliando a perspectiva de que o banco central dos Estados Unidospossa reduzir seu programa de estímulo.
O Ibovespa subiu 0,72%, a 55.164 pontos. Na semana, a alta acumulada é de 0,17%. No mês, contudo, há desvalorização de 1,33% e, no ano, de 9,5%.
As ações ON da Usiminas lideraram as altas no índice, com valorização de quase 8%. Os papéis PN também registradam forte valorização, de quase 6%.
Papéis de bancos também ficaram entre as principais contribuições positivas para o Ibovespa, com para o Banco do Brasil.
As blue chips Vale e Petrobras também terminaram a sessão em alta, com operadores citando ajustes para o vencimento de opções sobre ações na próxima segunda-feira, cita a Reuters.
Já as ações da OGX fecharam no vermelho, com queda de 1,12%, limitando o avanço do Ibovespa. Nesta tarde, a agência de classificação de risco Fitch reduziu os ratings da petrolífera do empresário Eike Batista, após a aquisição de 13 blocos no leilão de áreas de exploração de petróleo nesta semana.
Cenário externo
Os mercados receberam nesta sexta bem o dado de confiança do consumidor norte-americano, que se recuperou no início de maio para o maiornível em quase seis anos, além do avanço acima do esperado dos indicadores antecedentes do país em abril.
Discussões sobre a manutenção de estímulos por bancos centrais globais também seguiam no foco de investidores. Enquanto crescem apostas de possível redução do programa do Federal Reserve, dos EUA, membros do Banco Central Europeu (BCE) disseram que a instituição manterá a política monetária frouxa e de apoio ao crescimento "por um longo período".
Do G1, em São Paulo
Comentários