Valcke visita Mané Garrincha e coloca estádio entre os melhores do mundo

Apesar do atraso na entrega, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, que será inaugurado no próximo sábado, agradou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Em visita nesta terça-feira ao palco da abertura da Copa das Confederações, o dirigente francês afirmou que a arena da capital federal se tornou uma das suas preferidas em todo o mundo.

- Se perguntarem qual o meu estádio favorito, posso dizer que Brasília está na minha primeira lista. É um estádio magnífico. O torcedor poderá ver jogos magníficos aqui. Daqui a 30 dias, os torcedores que estarão aqui para a abertura da Copa das Confederações vão ficar impressionados - afirmou Valcke.

Durante cerca de 30 minutos, o secretário-geral da Fifa passeou pelas instalações do novo Mané Garrincha ao lado dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto - membros do Comitê Organizador Local (COL) -, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Previsto inicialmente para ficar pronto no dia 21 de abril, o Mané Garrincha teve a entrega adiada em 27 dias. Segundo o governo do DF, o atraso foi provocado por conta das intensas chuvas que caíram na capital federal entre março e abril. Atualmente, a obra está com 97% de conclusão e ainda passa pelos últimos ajustes. Para Valcke, detalhes que não preocupam para o primeiro jogo da Copa das Confederações, no dia 15 de junho.

- A última vez que vim ao Mané Garrincha foi em um momento difícil para o Brasil (em janeiro, quando houve a tragédia na boate em Santa Maria-RS). Fiz uma visita curta ao estádio, e posso dizer que o foi feito de janeiro até aqui é fabuloso. Estamos satisfeitos e tranquilos para a chegada do evento - completou o secretário-geral da Fifa.

Ronaldo e Bebeto elogiam, mas se preocupam com o gramado

Os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto também elogiaram bastante o novo Mané Garrincha. O Fenômeno, que fez questão de postar uma foto do estádio nas redes sociais, destacou que a nova arena de Brasília está no nível dos melhores estádios da Europa.

- É uma obra maravilhosa. Acabei de postar a foto no Instagram e no Twitter e os comentários que vi é de que esse estádio só é comparável com os melhores do mundo: Wembley, o do Arsenal, o Santiago Bernabéu, o Nou Camp. É um motivo de muito orgulho para nós brasileiros ter essa beleza de estádio no nosso país - disse Ronaldo.

No entanto, o maior artilheiro da história das Copas demonstrou certa preocupação com o gramado do estádio. Plantado no fim de abril, o "tapete verde" passará pelo primeiro teste no próximo sábado.

- O gramado está muito bonito. Se fosse um jardim, eu diria que está perfeito. Mas não é só isso. Os jogadores vão usar travas, isso exige que a grama esteja em estado perfeito. O gramado foi plantado há pouco mais de uma semana. É preciso mais tempo para estar firme. Espero que estes dias sejam suficientes para não ter placas soltando durante o primeiro jogo. Mas quero parabenizar e acho que pequenos problemas que surgirem vão ser facilmente resolvidos. O importante é que os estádios sejam entregues no tempo e recebam os testes - disse Ronaldo.

Bebeto também se disse impressionado com o novo Mané Garrincha. Ele destacou o trabalho dos operários para deixar tudo pronto a tempo da estreia, mas também demonstrou preocupação com a grama.

- É uma alegria grande ver o estádio do jeito que está. É impressionante. Estivemos há pouco mais de um mês e hoje o estádio está praticamente pronto. Temos que parabenizar os trabalhadores, que estiveram aqui dia e noite, sem parar... A grama, realmente precisa de tempo para firmar. Acredito que para o jogo de sábado está muito em cima. Não vai estar em perfeitas condições. Mas acredito que em mais um mês essa grama vai estar em perfeitas condições - avaliou Bebeto.

O plantio do gramado foi uma das etapas mais prejudicadas com o atraso nas obras do Mané Garrincha. De acordo com o governo, as chuvas atrapalharam a preparação do terreno, fazendo com que a grama, plantada em Sergipe, só pudesse ser instalada no campo a 18 dias da inauguração. No entanto, segundo a empresa Greenleaf, responsável pelo gramado do Mané Garrincha e dos outros cinco estádios da Copa das Confederações, o tempo será suficiente para deixar o "tapete verde" apto para o primeiro teste.

A partida de inauguração do novo Mané Garrincha, no sábado, será entre Brasiliense e Brasília, pela decisão do campeonato candango. Para este primeiro jogo, apenas 30% dos 70 mil lugares serão liberados. O primeiro teste do estádio com a capacidade máxima será no dia 26 de maio, com a partida entre Santos e Flamengo, pela abertura do Campeonato Brasileiro.

Operários ganham ingressos para a Copa

Durante a visita aos Mané Garrincha, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o goverandor do DF, Agnelo Queiroz, fizeram a entrega simbólica de ingressos para a Copa do Mundo de 2014 para um grupo de operários. Todos os trabalhadores dos 12 estádios construídos para a competição serão presenteados com entradas para o primeiro jogo da respectiva arena no Mundial de 2014. A única exceção será o estádio da abertura, Arena Corinthians, onde serão doados ingressos para o segundo jogo.

Durante o ato simbólico de entrega das entradas em Brasília, os operários do Mané Garrincha aproveitaram para tietar Ronaldo e Bebeto, que tiraram inúmeras fotos e distribuíram autógrafos em uniformes e capacetes.

A última visita de Valcke ao Brasil antes da Copa das Confederações começou na segunda-feira, em Natal. Ainda nesta terça-feira, o secretário-geral da Fifa embarca para o Rio de Janeiro, onde visitará o Maracanã. Na quinta-feira, representantes da Fifa e do governo federal participam, também no Rio, da reunião da diretoria do COL. 

Por Fabrício Marques e Felippe CostaBrasília