Dilma chama ministros para discutir ampliação de direitos das domésticas
Presidente fará pronunciamento pelo Dia do Trabalho nesta quarta na TV.
A presidente Dilma Rousseff deve se reunir na tarde desta terça-feira (30) com ministros ligados à área trabalhista para discutir a regulamentação da emenda que amplia os direitos de empregados domésticos, segundo informou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves. O ministro foi chamado com outros integrantes do primeiro escalão ao Palácio da Alvorada, onde Dilma despachava na manhã desta terça.
Além de Garibaldi, estiveram na residência oficial da Presidência, por volta de meio-dia, os ministros Manoel Dias (Trabalho), Eleonora Menicucci (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres) e Miriam Belchior (Planejamento). Eles, porém, foram logo dispensados e convocados para as 15h, segundo disse Garibaldi Alves na saída do palácio.
Garibaldi evitou responder se a presidente deverá fazer algum anúncio relacionado à PEC das Domésticas no pronunciamento em alusão ao Dia do Trabalho - que irá ao ar na noite desta quarta-feira (1º), segundo assessoria da Presidência. "Vai depender da presidente. Acredito que sim, mas a presidente é quem vai definir", disse.
O ministro disse acreditar que não falta muita coisa na discussão em torno da regulamentação da emenda. "Já amadureceu muito a discussão", afirmou. O governo vai trabalhar, de acordo com Garibaldi, "no sentido de fazer valer, claro, os direitos que foram acordados".
Questionado se um dos pontos pendentes que deverão ser abordados na reunião com Dilma seria a multa por demissão, Garibaldi respondeu: "vocês são certeiros".
Desde que foi aprovada, em março, a emenda das domésticas concedeu 16 novos benefícios para a categoria. Desde então, Congresso e governo discutem a regulamentação para que sete desses direitos sejam efetivados. São eles: indenização em demissões sem justa causa; concessão de seguro-desemprego e salário-família pelo governo; conta no FGTS; adicional noturno; auxílio-creche e o seguro contra acidentes de trabalho.
Dilma reuniu-se na manhã desta terça-feira, no Palácio da Alvorada, com os ministros Aloízio Mercadante (Educação), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Alexandre Padilha (Saúde) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência). O assunto no encontro não foi informado pela assessoria do Planalto.
Priscilla MendesDo G1, em Brasília
Comentários