PF desarticula esquema ilegal de licenças ambientais no RS e em SC
Servidores públicos, consultores ambientais e empresários são suspeitos.
A Polícia Federal prendeu pelo menos 18 pessoas em uma operação realizada na manhã desta segunda-feira (29) que visa desarticular um esquema de concessão ilegal de licenças ambientais e autorizações minerais no Rio Grande do Sul. Segundo a PF, os suspeitos de integrar o grupo são servidores públicos, consultores ambientais e empresários, que atuam em órgãos públicos.
Em entrevista coletiva, o superintendente regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Sandro Luciano Caron de Moraes, afirmou que as investigações não foram em órgãos públicos, mas em relação a servidores. Foram cumpridos mandados na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, na Fepam e no Departamento Nacional de Produção Mineral.
A operação contou com cerca de 150 policiais federais, buscando o cumprimento de 29 mandados de busca e apreensão e de prisão temporária. A operação é realizada em Porto Alegre, Taquara, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Caçapava do Sul, Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, e em Florianópolis.
A polícia diz que os investigados podem ser indiciados por corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, crimes ambientais e lavagem de dinheiro.
Do G1 RS
Comentários